InícioEditorialPresidente do Crea-BA e prefeito de Porto Seguro articulam ações para a...

Presidente do Crea-BA e prefeito de Porto Seguro articulam ações para a região

Nesta quinta-feira (09), o presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, foi recebido pelo prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, importante cidade turísticas do Sul da Bahia, fundada em 1535 e que, junto com Prado e Santa Cruz de Cabrália faz parte da região do descobrimento do Brasil, onde os portugueses chegaram por volta de 1500 de acordo com os registros oficiais. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estátisca (IBGE), em 2021 a cidade possuía 152.529 habitantes,

A reunião que contou com a presença da diretora financeira do Crea-BA, Izabel Ceron, o conselheiro Caio Amaral, o inspetor-chefe do Conselho em Eunápolis, Murilo Carmo, o eng. civil e empresário Igor Bertol, além do fiscal do Crea na região, Erisvaldo Melo, tratou de temas de interesse dos profissionais da região e que também beneficiam a sociedade.  

Na oportunidade, o presidente Joseval Carqueija contextualizou as parcerias de cooperação técnica existentes entre o Crea e as prefeituras na Bahia, “vamos enviar a minuta de termo para análise do município de Porto Seguro através da nossa procuradoria jurídica para também mantermos essa parceria com a cidade. Isso ajuda o município pois, com a fiscalização do Conselho, podemos informar a prefeitura sobre irregularidades em obras como, por exemplo, ausência de alvarás e licenças”, afirmou Carqueija. 

O presidente também falou sobre o projeto de reativar escritórios dos Creas em cidades com potencial e que não contam com Inspetorias Regionais, com a ajuda dos municípios, sendo uma via de mão dupla. “Queremos iniciar esse projeto ainda este ano com a cidade de Porto Seguro, pois já era um plano no passado do Crea-BA. Temos aumento de profissionais registrados na região, além de curso de engenharia, o que já demonstra a necessidade”, ressaltou.  

O prefeito informou aos representantes do Crea-BA sobre dificuldade de local para este funcionamento do escritório na cidade, “estamos com dificuldade de espaço, mas não vamos descartar o projeto e irei conversar com nossa equipe para verificarmos as possibilidades”, declarou Janio. Ele informou ainda que está sendo desenvolvido um grande projeto nesse sentido para o município, “queremos um complexo para abrigar o funcionalismo público de Porto Seguro”.  

Para o conselheiro do Crea-BA, o eng. civil Caio Amaral, articulador da reunião, este é um primeiro passo para atender aos anseios dos profissionais da região. “Momentos como esses são de fundamental importância para conseguimos capilarizar e assim fortalecer a atuação do Conselho, visamos atender os anseios das empresas, profissionais e da sociedade do sul e extremo sul”, destacou. 

Encontro com profissionais 

Na oportunidade, os representantes do Crea-BA também participaram de uma reunião com profissionais da região, com a presença do conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA), Moiseis Torres. “Abordamos nesta conversa assuntos envolvendo fiscalização, atuação profissional, além de engenharia pública, e desburocratização do Sistema. Apresentamos aos profissionais o que vem sendo feito”, destacou o conselheiro do Crea-BA, Caio Amaral. 

Comunicação Crea-BA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mulher é presa por atacar jovem com soda cáustica por ciúme

A Polícia Militar do Paraná prendeu a suspeita de atacar a jovem Isabelly Aparecida...

Magda é a 12ª chefe da Petrobras desde o 1º mandato de Lula

Em média, comandantes da maior estatal do Brasil têm se segurado no cargo por...

As duas prefeituras de capital que o PT espera vencer em outubro

O PT espera vencer em duas capitais este ano, o que representaria um crescimento...

Inspetor da Civil pesquisou nome do pai de Marielle Franco, um mês antes de crime

Um relatório da Polícia Federal divulgado nesta sexta-feira (24) revelou novas informações sobre as...

Mais para você