InícioEditorialPresidente paraguaio visita Brasília para discutir tarifa de energia

Presidente paraguaio visita Brasília para discutir tarifa de energia

O presidente paraguaio, Santiago Peña, chegou em Brasília nesta segunda-feira, 15, para uma visita de trabalho. Durante sua estadia, ele se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) para discutir questões bilaterais entre Brasil e Paraguai, incluindo a disputa em torno da tarifa cobrada pela energia da usina hidrelétrica Itaipu Binacional. Enquanto o Paraguai busca aumentar a tarifa, o Brasil deseja reduzi-la ou mantê-la no mesmo valor. A falta de acordo levou o lado paraguaio a bloquear o orçamento da empresa para 2024, o que pode afetar o pagamento a fornecedores, prestadores de serviços e funcionários da usina. A tarifa atualmente fixada em US$ 16,71 por kilowatt (kW) é um dos pontos de discussão na negociação entre os dois países para a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que trata de questões financeiras. O Paraguai busca elevar o preço para a comercialização do excedente de energia e também reivindica o direito de vender a energia não utilizada para outros países.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Além da questão de Itaipu, a reunião entre os presidentes também abordará temas como o combate aos ilícitos internacionais, a cooperação no âmbito do Mercosul e as obras de integração de infraestrutura. Destaca-se a construção de uma terceira ponte internacional entre os dois países. O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai, com um comércio bilateral que totalizou US$ 6,6 bilhões em 2023. Além disso, o Paraguai abriga uma grande comunidade brasileira, estimada em mais de 254 mil pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

CEO da Vale diz confiar no conselho para decidir nova gestão

Recondução de Eduardo Bartolomeo à presidência da mineradora é impasse no colegiado; mandato vai...

IIndivíduo é preso por tráfico de drogas em Itamaraju

Policiais Militares da 43ª CIPM, efetuou a prisão de um acusado em posse de...

Motoboy negro ferido por homem branco é indiciado por lesão corporal

São Paulo – A Polícia Civil do Rio Grande do Sul indiciou por lesão...

Leia declarações de Lula e de Bolsonaro em 2 anos de guerra na Ucrânia

O ex-presidente manteve posição de neutralidade enquanto o atual tentou assumir papel de mediador...

Mais para você