InícioEditorialPresidente paraguaio visita Brasília para discutir tarifa de energia

Presidente paraguaio visita Brasília para discutir tarifa de energia

O presidente paraguaio, Santiago Peña, chegou em Brasília nesta segunda-feira, 15, para uma visita de trabalho. Durante sua estadia, ele se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) para discutir questões bilaterais entre Brasil e Paraguai, incluindo a disputa em torno da tarifa cobrada pela energia da usina hidrelétrica Itaipu Binacional. Enquanto o Paraguai busca aumentar a tarifa, o Brasil deseja reduzi-la ou mantê-la no mesmo valor. A falta de acordo levou o lado paraguaio a bloquear o orçamento da empresa para 2024, o que pode afetar o pagamento a fornecedores, prestadores de serviços e funcionários da usina. A tarifa atualmente fixada em US$ 16,71 por kilowatt (kW) é um dos pontos de discussão na negociação entre os dois países para a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que trata de questões financeiras. O Paraguai busca elevar o preço para a comercialização do excedente de energia e também reivindica o direito de vender a energia não utilizada para outros países.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Além da questão de Itaipu, a reunião entre os presidentes também abordará temas como o combate aos ilícitos internacionais, a cooperação no âmbito do Mercosul e as obras de integração de infraestrutura. Destaca-se a construção de uma terceira ponte internacional entre os dois países. O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai, com um comércio bilateral que totalizou US$ 6,6 bilhões em 2023. Além disso, o Paraguai abriga uma grande comunidade brasileira, estimada em mais de 254 mil pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Funcionários públicos negam proposta de reajuste e ampliam greve

Outras 12 instituições federais devem aderir à paralisação a partir da próxima semana; movimento...

Menos fome no Brasil. A quem se deve?

Hugo Barreto/Metrópoles 1 de 1 Indígena - Metrópoles ...

Justiça quer acessar contrato de naming rights na concessão do estádio Paulo Machado de Carvalho

A Justiça pediu acesso ao contrato de concessão do estádio municipal Paulo Machado de...

Mais para você