InícioNotíciasPolíticaPressão de aliados pesou na decisão de Bolsonaro em devolver as joias

Pressão de aliados pesou na decisão de Bolsonaro em devolver as joias

Para evitar desgaste maior, Jair Bolsonaro se dispôs a entregar as joias presenteadas a ele pelo governo da Arábia Saudita ao Tribunal de Contas da União (TCU), que atua no caso.

Como informou este blog, o ex-presidente vinha sendo pressionado e convencido por aliados, em especial um ex-ministro de seu governo, a se antecipar a qualquer decisão do tribunal que o obrigasse a entregar o conjunto de joias.

Em ofício na noite de ontem, enviado à Polícia Federal, o tom de Bolsonaro, ou de sua defesa – era bem outro. O ex-presidente tomou a iniciativa de oferecer que os presentes ficassem sob a custódia do poder público, “até sua correta destinação, de forma definitiva”.

Bolsonaro relutou em fazer esse gesto. A esse mesmo interlocutor chegou a dizer que se o fizesse parecia que estava admitindo alguma culpa no episódio.

O ex-presidente chegou a dizer que não teria “cabimento” um ministro do tribunal – Augusto Nardes – determinar a ele não vender e nem usar as joias. Disse que não tinha essa intenção, apesar de ter ficado com o presente em seu poder até agora.

Dirigentes do PL e parlamentares entendem que o melhor que Bolsonaro poderia fazer é esse gesto da devolução dos presentes, que não devem retornar às suas mãos mais. Acreditam que, assim, o dano à imagem do partido e de seu grupo político possa ser reduzido.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Em Porto Alegre, lago Guaíba pode chegar a 5 metros na 6ª feira

A cheia deverá atingir a região das ilhas e a zona sul de Porto...

Juíza americana se irrita com Valdemar e quer que ele vá aos EUA depor em ação contra a ex

Foto: Reprodução/Facebook O presidente do PL, Valdemar Costa Neto 02 de maio de 2024...

Após veto de Lula, Congresso vai insistir em calendário de emendas

O relator do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2025, senador Angelo Coronel (PSD-BA),...

Após recordes, previsão é de mais tempestades no Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na quinta-feira (2/5) dois alertas climáticos para...

Mais para você