InícioEditorialPrevisão do tempo: Onda de calor se espalha pelo Brasil em pleno...

Previsão do tempo: Onda de calor se espalha pelo Brasil em pleno inverno

O último mês do inverno de 2023 começará com uma onda de calor com temperaturas excepcionalmente altas para os padrões de agosto. Temperaturas desta semana poderão quebrar recordes históricos para o mês devido a uma grande massa de ar quente e seco que ganha força sobre o Brasil no decorrer e deverá expandir sua atuação sobre praticamente todas as regiões do país. A expectativa é de que a onda de calor se estenda no período entre 21 e 26 de agosto de 2023. Embora seja um mês de inverno no Hemisfério Sul, o calor intenso é uma condição comum em agosto nos estados do Centro-Oeste, interior do Nordeste, centro-sul da Região Norte. A exceção fica para as regiões Sul e Sudeste, que já registraram picos de calor incomuns no mês. No Rio De Janeiro, por exemplo, a temperatura chegou a 34,6°C. em 11 de agosto, registro incomum para esta época. Porto Alegre registrou impressionantes 33,1°C no dia 17 de agosto, 12°C acima da média normal de temperatura máxima para agosto, que fica em torno de 21°C. Neste mesmo dia, calor de 33°C a quase 35°C foi observado em cidades dos três estados do Sul.

No Estado de São Paulo, a semana começa com chuva, ainda provocada pelas instabilidades deixadas pela passagem de uma frente fria no último final de semana. Nesta segunda-feira, 21, a chuva leve deve ocorrer no norte, na região metropolitana de Campinas, capital paulista, Vale do Ribeira, Baixada Santista e litoral norte. A partir de terça-feira, 22, o sol predomina em todo o território paulista, com elevação nas temperaturas. Na Grande São Paulo o pico do calor deve acontecer entre quarta, 23, com 34ºC até o meio da tarde e quinta-feira, 24, com máxima de 32ºC.

*Com informações do Climatempo

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Funcionários públicos negam proposta de reajuste e ampliam greve

Outras 12 instituições federais devem aderir à paralisação a partir da próxima semana; movimento...

Menos fome no Brasil. A quem se deve?

Hugo Barreto/Metrópoles 1 de 1 Indígena - Metrópoles ...

Justiça quer acessar contrato de naming rights na concessão do estádio Paulo Machado de Carvalho

A Justiça pediu acesso ao contrato de concessão do estádio municipal Paulo Machado de...

Mais para você