Vale ressaltar que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal desses animais.
Na tarde desta quarta-feira (10), policiais rodoviários federais faziam fiscalização na altura do quilômetro 720 da BR 101, trecho do município de Eunápolis (BA), quando deram ordem de parada a um homem trafegando em uma moto Honda/Cg 160.
Ao se aproximarem da motocicleta, os policiais perceberam que o motociclista transportava uma gaiola com duas aves aprisionadas, conhecidas popularmente por coleirinha.
Dada às circunstâncias e após entrevista, o condutor de 36 anos de idade assumiu a responsabilidade pela captura dos animais e disse não possuir autorização do órgão ambiental para criação. Ele acrescentou que capturou os pássaros em Arraial D’Ajuda e que levaria para criação em sua residência.
Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.
Os pássaros serão devolvidos ao seu habitat natural.
A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.