InícioEditorialPolítica NacionalPrimeiro-ministro da Irlanda renuncia ao cargo

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia ao cargo

Leo Varadkar foi premiê duas vezes desde 2017; disse que um novo líder terá mais chances de vencer as eleições

O premiê irlandês Leo Varadkar (foto) está no poder desde dezembro de 2022 Reprodução / X @LeoVaradkar – 3.dez.2023

PODER360 20.mar.2024 (quarta-feira) – 16h01

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou sua renúncia ao cargo e à liderança de sua coalizão nesta 4ª feira (20.mar.2024). Varadkar, de 45 anos, explicou que acredita que um novo líder terá mais chances de garantir assentos para seu partido, o Fine Gael, nas próximas eleições gerais, marcadas para março de 2025. As informações são da Reuters.

Em fala a jornalistas nesta 4ª feira (20.mar.2024), em Dublin, ele afirmou que sua decisão é baseada em razões “tanto pessoais quanto políticas”.

“Mas depois de uma consideração cuidadosa e de um exame de consciência, acredito que um novo Taoiseach (primeiro-ministro) e um novo líder estarão em melhor posição do que eu para conseguir isso (a reeleição do governo de coalizão)”, declarou.

Varadkar lidera o Fine Gael desde 2017 e serviu como primeiro-ministro duas vezes. Seu 1º mandato durou de 2017 a 2020, e depois assumiu como vice-primeiro-ministro até dezembro de 2022. Desde então, ele tem sido premiê em um acordo de rotatividade com o Fianna Fail e o Partido Verde.

Varadkar se tornou o 1º Taoiseach (nome oficial do cargo de primeiro-ministro na Irlanda) abertamente gay durante o referendo de 2015. Além disso, aos 38 anos, tornou-se o mais jovem a ocupar o cargo.

Com a renúncia, o próximo primeiro-ministro será escolhido internamente pelo partido, e assumirá suas funções quando o parlamento irlandês, o Dail, retomar as sessões depois da Páscoa, celebrada em 31 de março.

Durante o fim de semana, o primeiro-ministro esteve em Washington D.C., onde se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Eles participaram das celebrações do Dia de São Patrício e também discutiram o conflito entre Israel e Hamas.

Nesta 4ª feira (20.mar), o premiê disse ser o momento “certo” para renunciar e que não havia “razão real” por trás de sua decisão. “Não tenho mais nada planejado. Não tenho nada em mente. Não tenho planos pessoais ou políticos definidos”, disse ele.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Alckmin faz brincadeira sobre 4º parcela do Pé-de-Meia

Segundo o ministro, o programa é para o combate à evasão escolar e garante...

Agricultura forte e sustentável: Prefeitura entregou kits do projeto Cinturão Verde em mais uma comunidade teixeirense

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Agricultura, realizou nA...

Porta-voz: Milei não disse “nada que deva se arrepender” sobre Lula

Tomas Cuesta/Getty Images 1 de 1 Foto colorida de Javier Milei, presidente da Argentina...

Mais para você