InícioEditorialEconomiaProdução automotiva tem queda de 5% nos primeiros seis meses do ano

Produção automotiva tem queda de 5% nos primeiros seis meses do ano

No mês de junho, a produção automotiva no país chegou a quase 204 mil unidades, superando a marca de 200 mil pela segunda vez no ano. No acumulado, houve queda de 5% em relação aos primeiros seis meses do ano passado. Esses dados foram publicados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos (Anfavea). 

O Presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, explicou que muitos fatores impactaram o fornecimento de insumos e a logística global do setor, como a crise dos semicondutores, a guerra na Ucrânia e os lockdowns, na China, causados pela nova onda de covid-19. Mas, Márcio destaca que o cenário é positivo.

A falta de oferta teve reflexo direto no número dos licenciamentos que, em junho, registrou queda de quase 5% em relação a maio e de 2,4% sobre junho de 2021. Descontado o feriado prolongado de Corpus Christi, a média mensal de vendas se manteve em 8.500 unidades, mesmo valor de maio.

No acumulado do semestre, a redução foi de 14,5%. De acordo com a Anfavea, essa queda no país é um fenômeno global, com números muito semelhantes aos dos principais mercados mundiais.

A boa notícia do semestre foi a recuperação das exportações com 246 mil unidades vendidas para fora do país. Destaque para o mês de junho que registrou o melhor resultado mensal desde agosto de 2018. O crescimento sobre o primeiro semestre de 2021 chegou a 23%.

Economia Brasília 08/07/2022 – 13:06 Leila Santos / GT Passos Beatriz Albuquerque – Repórter da Rádio Nacional brasil economia Automóveis produção sexta-feira, 8 Julho, 2022 – 13:06 127:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Moraes arquiva inquérito contra Google e Telegram

Aberto em 2023, o inquérito investigava as empresas por fazer campanhas “abusivas” contra o...

Barroso tira de pauta julgamento sobre manutenção de Ednaldo na CBF

Com o julgamento da descriminalização do porte de maconha para uso individual marcado para...

Operação Churrascada, da PF, apura suposta venda de sentenças por desembargador do TJ-SP

A ofensiva tem este nome, porque os investigados usavam o termo “churrasco” para se...

Caso Djidja: polícia indicia família da ex-sinhazinha e mais 9 pessoas

Cleusimar Cardoso e Ademar Cardoso, mãe e irmão da ex-sinhazinha do Boi Garantido Djidja...

Mais para você