InícioEditorialProfessores da Universidade de Brasília encerram greve e indicam fim da paralisação...

Professores da Universidade de Brasília encerram greve e indicam fim da paralisação nacional

Em Assembleia realizada nesta quinta-feira (20), professores da Universidade de Brasília (UnB) decidiram pelo fim da greve da categoria. As aulas estão previstas para retornar na próxima quarta-feira (26). A decisão foi tomada após a aceitação das propostas do governo pela Associação dos Docentes da UnB. A expectativa é que outras universidades federais que aderiram à greve nacional dos professores sigam o mesmo caminho. Assembleias locais serão realizadas nos próximos dias para decidir se aceitam ou não as propostas do governo. Universidades federais do Rio Grande do Norte, Paraná e Maranhão já indicaram que devem retomar as aulas em breve. Ao todo, 62 universidades e institutos federais estiveram em greve por mais de dois meses.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) afirmou que nem todas as pautas dos grevistas foram atendidas, mas classificou a paralisação como positiva. O principal ponto de reivindicação, o reajuste salarial, não foi concedido, mas o governo se comprometeu a revogar uma portaria que ampliava a carga horária dos professores e a criar um grupo para debater a reestruturação das carreiras. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem buscado se aproximar dos reitores das universidades, anunciando recursos para o setor da educação. O retorno gradual das atividades deve ocorrer à medida que as instituições encerrem a paralisação. A expectativa é que, com o fim da greve, o calendário acadêmico possa ser ajustado para minimizar os impactos no semestre letivo.

*Com informações do repórter Henrique Carmo

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Laudos de câncer atrasados chegam a 1 mil e HUB pede ajuda a hospitais

A Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (DADT) do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB)...

“Tudo bem corintiano bater em mulher, Lula?”, diz Ciro Nogueira

Senador afirma ser “inaceitável” fala do presidente “perdoando” violência doméstica praticada por torcedores do...

Sem furar bolha da esquerda, Boulos anuncia 8º partido em coligação

São Paulo – Polarizando com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) nestas eleições, o deputado...

Erik Cardoso busca medalha olímpica após quebrar recorde de 35 anos

Principal velocista do Brasil na atualidade, Erik Cardoso é uma das grandes promessas...

Mais para você