InícioEditorialPrograma de Aprendizagem Profissional tem vagas para Itamaraju

Programa de Aprendizagem Profissional tem vagas para Itamaraju

O Programa de Aprendizagem Profissional tem por objetivo incluir, capacitar e promover o desenvolvimento profissional de jovens, oportunizando a formação profissional rural, capacitando-os para o ingresso no mercado de trabalho, através de programação elaborada nos termos da Lei 10.097 / 00.

Podem participar do Programa de Aprendizagem do Senar Bahia, jovens com idade entre 18 anos completos e 24 anos incompletos, que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio. É dada preferência aos jovens de baixa renda e de famílias de trabalhador ou produtor rural.O programa é realizado em parceria com empresas e produtores rurais que se enquadram na legislação no que diz respeito à obrigação de contratação de aprendizes, devendo haver assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do aprendiz e Contrato de Aprendizagem por tempo determinado, não podendo ultrapassar dois anos.

Além dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nos cursos, os jovens são estimulados a desenvolver autoestima, criatividade, cidadania, responsabilidade e ética. Os resultados são gratificantes, principalmente que grande parte dos jovens estão descobrindo sua vocação, que pode estar atrelada ou não a sua formação.

  1. Aprendizagem em Auxiliar Administrativo e Fananceiro

Perfil de Fromação Profissional: Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; auxiliam na organização de documentos e arquivos.

Carga Horária
Total Teoria Prática
960 480 480

  1. Aprendizagem em Fruticultura

Perfil de Fromação Profissional: Realizam tratos culturais em fruticultura; preparam solo e plantam espécies frutíferas; produzem mudas e sementes. Colhem, beneficiam e acondicionam frutas e frutos. Auxiliam na irrigação das plantações.

Carga Horária
Total Teoria Prática
960 480 480

  1. Aprendizagem em Olericultura

Perfil de Fromação Profissional: Produzem mudas e sementes, preparam o solo para plantio, irrigam o solo, adubam e aplicam agrotóxicos nas covas, mudas e sementes. Manejam áreas de cultivo, colhem, embalam, armazenam e comercializam os produtos

Carga Horária
Total Teoria Prática
960 480 480

  1. Aprendizagem em Silvicultura

Perfil de Fromação Profissional: Produzem mudas, realizam manutenção de plantas a partir do conhecimento dos mecanismos de desenvolvimento das plantas, sua nutrição e as diferenças entre as espécies florestais. Controlam pragas e realizam tratos culturais. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene e proteção ao meio ambiente.

Carga Horária
Total Teoria Prática
800 400 400

  1. Aprendizagem em Supervisão Agrícola

Perfil de Fromação Profissional: Acompanham as supervisões diretamente de uma equipe de trabalhadores agropecuários em sua lida no campo e tratos culturais; auxiliam o planejamento das atividades e controle de qualidade e produtividade agropecuária.

Carga Horária
Total Teoria Prática
800 400 400
  1. Aprendizagem na Cultura de Cana-de-Açúcar

Perfil de Fromação Profissional: Plantam, executam tratos culturais e colhem gramíneas. Preparam mudas e insumos condicionando o solo para tratamento da cultura. Executam a operação e a manutenção de máquinas

Carga Horária
Total Teoria Prática
960 480 480

  1. Aprendizagem na Cultura do Café

Perfil de Fromação Profissional: Produzem mudas e sementes. Preparam o local adequado para plantio e adubação. Efetuam tratos culturais. Controlam as principais pragas. Auxiliam na irrigação. Realizam a colheita e após-colheita do produto final.

Carga Horária
Total Teoria Prática
960 480 480

Municípios atendidos pelo Jovem Aprendiz
Barreiras
Casa Nova
Curaçá Correntina/Rosário
Eunápolis
Ibicoara
Itamaraju
Juazeiro
Luis Eduardo Magalhães
Medeiros Neto
Mucugê
Nova Viçosa
Rio Real
Sátiro Dias
Teixeira de Freitas

 

Se você quiser participar dos programas do SENAR BAHIA, procure o Sindicato dos Produtores Rurais da sua região ou entre em CONTATO!

Instruções para encaminhamento de solicitação de vagas do Programa Jovem Aprendiz

  1. A empresa envia e-mail para [email protected] contendo requerimentoconforme modelo disponibilizado no site do http://www.sistemafaeb.org.br/senar/wp-content/uploads/2017/02/Requerimento_JOVEM-APRENDIZ.pdf.
  2. O Senar Bahia analisará a possibilidade de atendimento mediante sua capacidade
  3. Havendo confirmação por parte do Senar, a empresa será contatada para participar dereunião com equipe técnica para receber direcionamento com relação aosdocumentos necessários, formulários de inscrição dos aprendizes e demais informações emrelação aos encaminhamentos pedagógicos para realização do curso.
  4. O Senar desenvolve o projeto de curso com carga horária mínima de 800 horas, sendo 400horas de parte teórica (Núcleo Básico – Núcleo Específico) e 400 horas de prática profissionalna empresa e máxima de 960 horas, sendo 480horas de parte teórica (Núcleo Básico – Núcleo Específico) e 480 horas de prática profissionalna empresa.
  5. A empresa recruta, seleciona, matricula e contrata os jovens.

IMPORTANTE:

  • O número mínimo para formação de turmas são 20 aprendizes.
  • Por questões de segurança, o Senar Bahia admite no Programa apenas Jovens de 18 anos
    completos a 24 anos incompletos.
  • Em virtude da necessidade de planejamento pedagógico para abertura de novas turmas,
    pedimos fazer a solicitação de vagas com no mínimo dois meses de antecedência.
  • Novas turmas serão iniciadas até o dia 30 de junho do ano corrente.

Por | SENAR – BA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Levar à Justiça foi um erro primário”, diz Pacheco sobre desoneração

Presidente do Senado defende a necessidade do diálogo e da negociação e diz que...

CGU identifica pagamentos de aposentadorias e benefícios a 17.738 pessoas mortas desde 2019

Foto: Divulgação Controladoria-Geral da União 30 de abril de 2024 | 19:35 Levantamento...

A jornais japoneses, Lula diz que Bolsonaro tentou dar golpe em 8/1

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto 1 de 1 Imagem colorida de presidente Lula com expressão séria...

Senado aprova PL do Perse em votação simbólica e texto vai à sanção presidencial

O texto prevê que 30 atividades tenham acesso ao Programa Emergencial de Retomada do...

Mais para você