InícioPrograma Nacional de Gestão de Custo será implantado nas unidades de saúde...

Programa Nacional de Gestão de Custo será implantado nas unidades de saúde da Bahia

[dropcap]E[/dropcap]m breve, todos os hospitais estaduais da Bahia poderão contar com o Programa Nacional de Gestão de Custo (PNGC) como aliado no aprimoramento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a medida, os gestores terão uma série de ferramentas para auxiliar no planejamento e tomada de decisão para reduzir custos, sem afetar a qualidade, e aumentar a eficiência, sem prejudicar a eficácia e efetividade dos serviços prestados no SUS.

gestao

A determinação está prevista na Portaria nº 1445/16, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia no último dia 11 de novembro de 2016, e foi comemorada pela coordenadora do Núcleo de Economia da Saúde do Estado, Martha Teixeira. “A portaria tem papel estratégico porque institucionaliza uma ferramenta de gestão e ao mesmo tempo mostra o compromisso com o uso eficiente dos recursos públicos”, enfatiza.
A determinação é recente, mas o Ministério da Saúde tem parceria com o estado desde 2012, com frequentes visitas da equipe do PNGC para a realização de capacitações e acompanhamento das ações desenvolvidas. A portaria estabelece como obrigatória a adesão ao PNGC e seu sistema, o APURASUS, com prazo de implantação fixado em 90 dias.

“A Bahia deu um passo à frente com a adesão e isso demonstra comprometimento com uma gestão eficiente. No momento em que somos chamados a racionalizar os gastos, o PNGC tem seu papel reforçado como política promotora do aprimoramento da gestão de custos em saúde”, destaca a diretora do Departamento de Economia da Saúde do Ministério da Saúde, Ana Cristina Wanzeler.

A publicação da portaria coincidiu com mais uma visita da equipe técnica do Ministério da Saúde, que participou da palestra “O uso da Economia da Saúde na SESAB e a Importância da Gerencia de Economia da Saúde”. O evento reuniu cerca de 30 profissionais da saúde, entre técnicos e gestores, para capacitar e fazer um balanço das atividades do Núcleo de Economia da Saúde da Bahia, além de avaliar a gestão de custos em saúde nas unidades que já utilizam o APURASUS.

“Esse contato permanente faz parte da parceria que existe entre o Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID) e o Núcleo de Economia da Saúde da Bahia para fortalecimento da Economia da Saúde, sendo essencial para que os gestores ampliem o conhecimento sobre a gestão de custos em saúde, se apropriem dos dados gerados em sua unidade e tenham mais segurança na tomada de decisão. Isso é bom para a saúde pública e para a população”, conclui a coordenadora de Monitoramento de Custos do Ministério da Saúde, Maciene Mendes da Silva.

No estado, desde 2013, sete hospitais já alimentam o sistema APURASUS, e hoje, aproximadamente 22 unidades de saúde da rede estadual da administração direta e indireta passam por implantação do PNGC. A previsão da SESAB é de que o sistema esteja operando até fevereiro de 2017.

Fonte | Ministério da Saúde

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Corpos de desaparecidos são encontrados com sinais de violência em Nova Itarana

Agentes da polícia técnica realizaram uma ação, em um matagal, na tarde desta sexta-feira (22),...

Droga até em creme de cebola: Aeroporto JK barrou embarque de 98 kg de pó

Apenas este ano, no Aeroporto Internacional de Brasília, 98 quilos de cocaína foram apreendidos...

Noivas de Hollywood: Os vestidos de noiva mais memoráveis do cinema

Você está procurando uma inspiração de vestido de noiva ou só acha o tema...

Apaixonada pela música brasileira, Stacey Kent homenageia Tom Jobim

Americana nascida em New Jersey, a cantora Stacey Kent se apaixonou pela música brasileira...

Mais para você