InícioNotíciasPolíticaProtetor solar para cachorro: entenda por que usar e como escolher

Protetor solar para cachorro: entenda por que usar e como escolher

Os cachorros precisam de alguns cuidados especiais que muitos tutores sequer imaginam. Um deles é o uso de protetor solar para proteger os pets dos raios ultravioletas que agridem a pele — principalmente nos dias de calor. Mas, como escolher o produto certo?

De acordo com Edren Silva, médico veterinário e coordenador técnico da Soft Care, o verão é a época mais comum para os pets desenvolverem dermatites solares que podem evoluir para doenças mais sérias, como o câncer. A melhor maneira de evitar esse problema é usando protetor solar próprio para cachorros.

Os cães também precisam de proteção solar “Essas dermatites podem evoluir para carcinoma de células escamosas, um tipo de câncer de pele, presente em 15% dos tumores cutâneos em cachorros e até 50% em gatos. Logo, a prevenção das dermatites solares é um dos meios mais eficazes de evitar que seu pet desenvolva câncer de pele”, explica Edren ao Metrópoles.

O veterinário ressalta que animais de pele clara ou com pelagem curta são mais suscetíveis a lesões actínicas (lesões solares), tornando crucial a aplicação de medidas preventivas. “Existem loções hidratantes com proteção solar à base de óxido de zinco que são ótimas para os pets”.

Cachorro correndo atrás do próprio rabo

O pet traz alegria ao lar Freepik

Cachorro

Cachorros e gatos são ótimos companheiros, inclusive para crianças Lum3n/ Pezels

Cachorro lambendo mulher no rosto

Cuidar adequadamente do animal é missão do tutor Reprodução/Alto Astral

cachorro coceira pulga

Pulgas são comuns em cães e gatos Reprodução/GettyImages

Pessoa tirando foto de um cachorro em cima de sofá

É preciso ter cuidado com a saúde bucal dos animais Reprodução/ Freepik

Apesar de parecer a mesma coisa, os tutores não devem em hipótese alguma passar protetor solar de humanos nos animais. Edren explica que a pele, pelagem e microbiota dos pets são diferentes entre si. Por isso, não é recomendável usar esse tipo de produto nos pets.

Para aplicar o produto, passe a loção em áreas sem pelos, como focinho, barriga, ponta das orelhas e patas. Em seguida, espalhe a loção e reaplique a cada duas horas caso o animal esteja exposto ao sol por muito tempo. Pets que não possuem pelo devem ter cuidado redobrado.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro ofereceu apoio jurídico a jornalista português preso pela PF

Sérgio Tavares foi detido no aeroporto de Guarulhos neste domingo (25.fev) por problemas no...

Apoiadores atendem Bolsonaro e vão à Paulista sem faixas contra o STF

São Paulo — Os milhares de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que se aglomeram...

Movimentação aumenta e milhares se juntam na Avenida Paulista

Milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aguardam a chegada do político e...

Mais para você