InícioEditorialPolítica NacionalPT dá os parabéns a Putin por reeleição na Rússia

PT dá os parabéns a Putin por reeleição na Rússia

Em nota assinada por Romênio Pereira, secretário de Relações Internacionais, sigla fala em “fortalecer” laços de amizade

Presidente russo foi reeleito para um 5º mandato com mais de 87% dos votos no domingo (17.mar)  Divulgação / Kremlin – 6.mar.2024

PODER360 19.mar.2024 (terça-feira) – 18h39

O PT (Partido dos Trabalhadores), sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deu os parabéns ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, pela vitória nas eleições realizadas entre os dias 16 e 17 de março. O líder do Kremlin governa o país há quase 25 anos e tem mandato até 2030.

Em carta divulgada nesta 3ª feira (19.mar.2024), o PT elogia o desempenho do Partido Rússia Unida nas eleições e reafirma o compromisso da sigla em “fortalecer” os laços de “parceria e amizade” para “um mundo mais justo, multilateral e plural”.

“Com uma participação impressionante de mais de 87 milhões de eleitores, representando 77% do eleitorado do país, esse feito histórico ressalta a importância do voto voluntário na Rússia”, afirma a nota assinada pelo secretário de Relações Internacionais do partido, Romênio Pereira.

“Enviamos nossas calorosas saudações à Rússia e seu povo neste momento importante e especial para o país”, conclui.

Putin, de 71 anos, venceu as eleições no domingo (17.mar). O líder russo deve superar o tempo de governo de Josef Stalin, que liderou a União Soviética por 28 anos e 11 meses (1924-1953). Será seu 5º mandato presidencial.

Alguns países se manifestaram sobre a reeleição do líder russo, que está no poder desde 1999. Eis algumas reações abaixo:

ESTADOS UNIDOS  A Casa Branca se pronunciou em tom crítico. “As eleições obviamente não são livres nem justas, dada a forma como o Sr. Putin prendeu os adversários políticos e impediu que outros concorressem contra ele.”

UCRÂNIA O presidente Volodymyr Zelensky criticou o processo eleitoral russo. Disse que Putin faz uma “imitação de eleições” e que não há “legitimidade”.

Zelensky também declarou que seu rival comete “crime” ao ocupar territórios ucranianos. Eis a mensagem abaixo:

These days, the Russian dictator imitates another “elections.” Everyone in the world understands that this person, like many others throughout history, has become sick with power and will stop at nothing to rule forever.

There is no evil he would not do to maintain his personal… pic.twitter.com/zu1see37kl

— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) March 17, 2024

ALEMANHA O Ministério das Relações Exteriores do país disse que “a pseudo-eleição na Rússia não é livre nem justa” .

REINO UNIDO O ministro de Relações Exteriores, David Cameron, chamou a realização das eleições de “ilegal e injusta”.

POLÔNIA O Ministério de Relações Exteriores disse que a votação foi realizada em “condições de extrema repressão contra a sociedade, impossibilitando uma escolha livre e democrática”.

CHINA Em contraste, o presidente chinês, Xi Jinping, parabenizou Putin. “A sua reeleição demonstra plenamente que é apoiado pelo povo russo”, diz a mensagem do líder chinês, conforme divulgado pela Tass, agência de notícias estatal russa.

IRÃ O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, também parabenizou Putin pelo que chamou de “vitória convincente” no pleito do fim de semana. “O Presidente da República Islâmica do Irã enviou parabéns pela vitória convincente nas eleições e pela reeleição de Vladimir Putin como presidente da Rússia”, diz um comunicado publicado pela embaixada iraniana em Moscou, no Telegram.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Insegurança alimentar atinge 27,6% dos domicílios brasileiros e 64 milhões de pessoas

Segundo o módulo Segurança Alimentar da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua,...

Saúde feminina: a conexão essencial entre o cuidado físico e mental

A influência do cuidado integral na saúde da mulher revela dados importantes para prevenir...

Jornalistas são barrados de fórum em Londres com ministros do STF

Jornalistas foram impedidos de permanecer no andar do hotel de luxo em que os...

Mais para você