InícioEntretenimentoCelebridadeQuabales dá boas vindas ao público no Festival de Verão

Quabales dá boas vindas ao público no Festival de Verão

Além de toda musicalidade e diversidade proposta para o Festival de Verão, o evento abraçará causas sociais e ambientais em seu retorno ao Parque de Exposições, sábado (28) e domingo (29). As iniciativas reforçam o compromisso dessa nova fase do evento com a comunidade local e com o meio ambiente, em ações como o investimento que será feito ao longo de um ano no projeto Quabales.

A iniciativa existe há uma década, nascida e criada no Nordeste de Amaralina pelo multi-instrumentista, compositor e produtor Marivaldo dos Santos. Nesse período, mais de 5 mil pessoas já receberam formações em arte e cultura de forma gratuita no Quabales: teoria musical, violão, percussão, break dance, canto e percussão eletrônica.

Será o Quabales responsável por fazer a abertura dos dois dias de Festival, em pockets shows de 20 minutos. Marivaldo explica que a apresentação da Quabales Banda, que conta com 8 membros, “vai mostrar toda essa inovação do rap, pagotrap e percussão baiana. Quem for, não vai esquecer”, garante.

“É muito importante um evento com o porte e a credibilidade do Festival de Verão ter esse olhar de inclusão. É uma iniciativa fundamental para o nosso projeto, com um impacto positivo enorme na comunidade. É o FV plantando uma semente dentro do nosso projeto”, afirma Marivaldo dos Santos.

foto paula froes
Banda Quabales durante lançamento do Festival de Verão 2023 (Foto: Paula Fróes)  

 O Quabales contempla teoria e prática musical e seu grande diferencial está na produção de instrumentos musicais não convencionais, construídos a partir do  “lixo”. Eles usam latas, latões, tonéis de plástico e baldes, todos adaptados para se tornarem instrumentos.

Para Marivaldo, que é membro do STOMP – um dos grupos percussivos mais famosos do mundo, em cartaz há mais de 20 anos na Broadway -, o Festival de Verão e o Quabales têm tudo a ver. Ele aponta que, após o período de pandemia, o Quabales não fugiu à regra da grave crise financeira enfrentada pelo mundo. Por isso, o apoio se torna fundamental para a sobrevivência do projeto, que não cobra nada para atender às crianças e adolescentes. “O festival é uma explosão de arte e o Quabales é a inclusão pela arte”. 

Resíduo zero -O FV também se destaca pela valorização da pauta ambiental. Pela primeira vez terá os selos de resíduo zero e evento neutro. O primeiro garante a não geração, separação na fonte, reciclagem e compostagem dos materiais descartados, e o segundo é conferido aos eventos que neutralizam as emissões inevitáveis de gases de efeito estufa ao longo da produção, com ações ambientais compensatórias.  

Head da Bahia Eventos, Gabriela Gaspari explica que o Festival de Verão retorna completamente repaginado e pensado a partir de muitas escutas do público em pesquisas feitas ao longo do planejamento do evento. Desde 2020, ano em que a pandemia do coronavírus estourou, o evento era realizado.

“Investimos em um projeto social super alinhado ao nosso valor do amor pela música e seu poder de cura e transformação na vida das pessoas. Também anunciamos um festival com dois selos de sustentabilidade, o que reforça nossa preocupação em compensar todo o impacto que causamos no meio ambiente”, afirma.

A executiva entende que essas ações são importantes para dar ao Festival de Verão o protagonismo necessário e que condiz com sua história de quase 25 anos, construindo uma edição inesquecível e que não se esgota nos dois dias de festa.

O Festival de Verão Salvador é realizado pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, e tem a correalização da Salvador Produções e da Luan Promoções. Os ingressos estão à venda no Sympla, com valores entre R$88 e R$684.

Confira a programação:

Sábado – 28/01 

  • Quabales Banda: Show de Abertura
  • Ivete Sangalo convida Luedji Luna 
  • Gilberto Gil convida Caetano Veloso 
  • Criolo convida Ney Matogrosso 
  • Orochi convida Djonga 
  • Carlinhos Brown convida Duda Beat e Àttooxxá 
  • Ferrugem convida Xande de Pilares 
  • Margareth Menezes convida Majur e Larissa Luz 
  • Filipe Ret convida Caio Luccas 

Domingo – 29/01  

  • Quabales Banda: Show de Abertura
  • Xamã convida Gilsons 
  • Jão convida Pitty 
  • Ludmilla convida Glória Groove 
  • Saulo convida Marina Sena 
  • Luisa Sonza convida Alcione 
  • Baiana System convida Olodum 
  • Léo Santana  
  • Bell Marques  
Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lira diz que setores vitais terão tratamento diferenciado na reforma tributária

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse, neste sábado (27), que...

Grêmio goleia Avai/Kindermann por 6 a 0 no Brasileirão Feminino

As gurias do Grêmio deram um show na manhã deste sábado (27). Jogando no...

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar...

É complexo conviver com BC não indicado por Lula, diz Haddad

Ministro fez referência a Campos Neto, indicado por Bolsonaro com mandato que não coincide...

Mais para você