InícioNotíciasPolíticaQualidade do ar de Manaus tem piora com aumento de fumaça

Qualidade do ar de Manaus tem piora com aumento de fumaça

A fumaça que cobre Manaus se tornou mais intensa neste sábado (4/11) e a capital amazonense amanheceu cinza. A qualidade do ar é considerada péssima, como mostra o sistema “Selva”, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Alguns pontos da capital registravam um índice de Qualidade do Ar (IQAr) superior a 400 ug/m3 (micrograma por metro cúbico), com base em um cálculo que usa como referência uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Acima de 125 ug/m3, o nível de poluição já é considerado péssimo.

A fumaça que atinge a capital é oriunda de queimadas na floresta amazônica, e a situação já dura um mês, sem sinais de melhora. Em outubro, o Amazonas registrou o maior número de focos de incêndio desde 1998, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) iniciou o monitoramento.

No mês em passado, foram 3.858 focos de calor, número mais que o dobro do que o registrado em outubro do ano passado.

Em vídeo publicado na última sexta-feira, o governador Wilson Lima culpou as queimadas no Pará, apesar do cenário alarmante de aumento de focos de calor no Amazonas. Segundo ele, a fumaça vem do outro estado do Norte.

“Hoje, o que nós sofremos é uma injustiça climática. Não somos nós os causadores dos problemas que nós estamos enfrentando neste momento”, afirmou. O governador pontuou que no combate às queimadas, 100 pessoas já foram detidas e mais de R$ 160 milhões em multas foram aplicadas.

O Pará também vivencia uma situação dramática com aumento de queimadas. Em outubro, foram 11.378 focos de incêndio registrados pelo Inpe, o segundo maior número da série histórica desde 1998.

No mês passado, a Defensoria Pública do Amazonas entrou com um pedido à Procuradoria-Geral da União (PGR) apontando que a situação atual pode levar a uma crise de oxigênio tão grave quanto a registrada em 2021, durante a pandemia de Covid-19. Para a defensoria, existe uma inércia por parte do governo diante do grave cenário.

Somado a isso, a região amazônica registra uma seca histórica. Neste ano, o Rio Negro, um dos principais afluentes do Rio Amazonas e que banha a capital, teve o nível mais baixo registrado. A Agência Nacional de Águas (ANA) já informou que o rio passa pela pior seca desde 1902, quando foi iniciada a medição.

seca-no-rio-negro-amazonas-1-1024×754-compressed

Rio Negro durante seca Reprodução

foto-praia-de-ponta-negra-seca

Praia de Ponta Negra, em Manaus, Amazonas Divulgação/Núcleo de Comunicação SGB

foto-rio-amazonas-seca

Seca no município de Benjamin Constant (AM) Secretaria Municipal de Comunicação de Benjamin Constant

Seca em Benjamin Constant

Seca afeta Benjamin Constant, no Amazonas Secretaria Municipal de Comunicação de Benjamin Constant

Governo federal O governo federal tem sido cobrado por ações mais enérgicas para ajudar a reduzir o número de queimadas na região nesses meses. Em 13 de outubro, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou um reforço de 149 brigadistas para combater as queimadas no estado, chegando ao número total de 289.

Em visita a Manaus na última sexta-feira, para palestra no TEDxAmazônia, Marina foi questionada pela imprensa sobre os desafios que o Ibama enfrenta, visto que o cenário de queimadas não tem melhorado no Amazonas mesmo com o anúncio de reforço do governo federal. A ministra jogou a culpa para os governos estaduais, apontando que o Ibama tem responsabilidade sobre áreas federais.

“Mesmo assim, quando os Estados não dão conta do recado, nós mobilizamos nossas equipes. Já vieram mais de 300 brigadistas, encaminhamos dois aviões pra ajudar no combate a fogo e quatro técnicos especializados em planejamento de enfrentamento de fogo. Mas essas questões tem que ser trabalhadas estruturalmente”, afirmou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Após vídeos com manobras ilegais, influencer tem moto apreendida no DF

Após divulgar vídeos fazendo manobras perigosas, ilegais e zombando de policias, sobre uma moto...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do...

Taylor Swift bate recorde histórico de streams com lançamento de álbum

Taylor Swift lançou o álbum The Tortured Poets Department há menos de uma semana...

Mais para você