InícioEditorialQuatro crianças morrem afogadas em média diariamente no Brasil

Quatro crianças morrem afogadas em média diariamente no Brasil

A chegada do verão em diferentes regiões do país leva milhares de brasileiros às praias, principalmente nos meses entre dezembro e março. Especialistas alertam que o cuidado deve ser redobrado quando crianças estão na praia. Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) informam que quatro crianças morrem afogadas em média por dia. O secretário-geral da Sobrasa, David Szpilman, afirma que os pais e responsáveis devem sempre ficar de olho nos pequenos. “O grande supervisor da situação são os pais e responsáveis. O guarda-vidas não é o maior responsável, ele tem que olhar por todos, mas você tem que olhar pela sua criança”, explicou. Ele enfatizou, ainda, 70% das mortes, do público que vai de 15 a 24 anos, acontecem em rios, lagos e represas.

Quase metade dos óbitos de crianças entre 1 e 9 anos de idade ocorrem durante o verão. O coordenador e médico de pediatria do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia, Tadeu Silveira, explica que no momento do afogamento a criança pode engolir muita água e ter uma parada cardíaca. “Pode ser que ela se recupere sem sequela nenhuma, mas depende muito da rapidez que o adulto percebe e tira a criança da água. Se ela não evoluir ao óbito, ela pode ficar com sequelas graves”, diz.

*Com informações da repórter Camila Yunes

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bivar tenta adiar eleição para a presidência do União Brasil

Atual presidente quer se manter no cargo, mas tem pouco apoio interno; político quer...

Conselho do Atlético-MG Aprova Aporte Significativo de R$ 200 Milhões

Foto:Pixabay O Conselho Deliberativo do Atlético-MG deu o sinal verde para um aporte financeiro substancial...

Inscrições para o concurso da Caixa começam nesta quinta-feira (29/2)

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil 1 de 1 Foto colorida de Prédio da Caixa Econômica Federal,...

Teste identifica risco de câncer no esôfago anos antes dos sintomas

O câncer de esôfago é diagnosticado em 11 mil pessoas a cada ano no...

Mais para você