InícioLazer, vida e culturaSaúdeQuem está na frente? Nunes ou Boulos? Veja números das primeiras pesquisas...

Quem está na frente? Nunes ou Boulos? Veja números das primeiras pesquisas do 2º turno em SP

As primeiras pesquisas eleitorais sobre o segundo turno das eleições 2024 em São Paulo indicam que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) lidera as intenções de voto contra Guilherme Boulos (PSOL).

O cenário é atestado tanto pelo Paraná Pesquisas quanto pelo Datafolha, que divulgaram nesta semana suas primeiras medições sobre a etapa derradeira do pleito na capital paulista.

A vantagem de Nunes já era apontada pelas simulações de segundo turno anteriores à definição dos candidatos que avançariam ao tira-teima. O emedebista tem a seu favor uma rejeição inferior a de Boulos, o que aumenta o seu potencial de voto na mesma medida em que torna mais estreito o teto de votos do candidato do PSOL.

Paraná Pesquisas: Nunes tem 52,8% e Boulos, 39%

Levantamento do Paraná Pesquisas indica Nunes com 52,8% dos votos totais contra 39% de Boulos. Segundo a medição, outros 4,8% votariam em branco ou nulo, enquanto 3,4% não souberam ou não responderam.

A margem de erro é de 2,9 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%. Foram ouvidos 1.200 eleitores entre os dias 7 e 9 de outubro, por meio de entrevistas presenciais. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-08049/2024.

Em comparação com o último levantamento para o confronto entre os dois na segunda etapa de votação, realizado antes do primeiro turno, Nunes oscilou de 50,6% para 52,8%. Oscilar significa apresentar variação numérica dentro da margem de erro. Boulos, por sua vez, foi de 35,3% para 39%, um recuo real, ou seja, para além dos limites da margem.

Na pesquisa espontânea, quando as opções de voto não são apresentadas ao entrevistado, Ricardo Nunes registrou 35,3% e Boulos, 29%. Os que não souberam ou não responderam foram 25,3%. Os que disseram que vão votar em branco, nulo ou que não votarão em ninguém são 7,8%. Ainda houve 2,7% que citaram outros nomes que não estão na disputa.

De acordo com o Paraná Pesquisas, Nunes tem potencial de voto maior, pois conta com uma rejeição inferior a do concorrente. O prefeito “com certeza” receberia o voto de 37% dos eleitores, enquanto 28,8% dizem que poderiam votar nele e 33,1% apontam que não escolheriam o mandatário de jeito nenhum. Quanto a Boulos, são 31,7% os que votariam nele com certeza, 18,1% os que poderiam votar no deputado federal e 48,1% os que não votariam nele de jeito nenhum.

Datafolha: Nunes tem 55% e Boulos, 33%

Na medição do Datafolha, Nunes tem vantagem de 22 pontos percentuais. O prefeito registra 55% de menções no cenário estimulado, enquanto o deputado federal figura com 33%. Segundo o levantamento, 10% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto. Outros 2% não sabem em quem votar.

O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores de São Paulo entre os dias 8 e 10 de outubro. A margem de erro do levantamento é de três pontos para mais ou para menos, e o nível e confiança é de 95%. O registro no TSE é SP-04306/2024.

Na espontânea, Nunes tem 41% das menções, ante 29% de Boulos. Outros 2% afirmaram que votariam “no atual” e também 2% votariam “no 15”, em referência ao número de urna de Nunes. Nesse cenário, 4% dos entrevistados deram outras respostas; 10% votaria em branco ou nulo e 12% não soube responder.

Segundo o Datafolha, Nunes tende a herdar 84% dos que afirmaram ter votado em Marçal no primeiro turno. Boulos, por sua vez, fica com apenas 4% desse eleitorado. Já os votos da deputada federal Tabata Amaral (PSB), segundo a medição, migrarão em 50% para o candidato do PSOL e em 33% para o prefeito. Para 85% dos entrevistados, o voto já está “totalmente decidido”, enquanto 15% afirmaram que ainda podem rever a decisão.

O post Quem está na frente? Nunes ou Boulos? Veja números das primeiras pesquisas do 2º turno em SP apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Apple enfrenta críticas por erro em resumo de IA sobre suspeito de assassinato; entenda

A BBC criticou a Apple após o recurso de resumo de notificações do Apple...

Eleição dos Conselhos Participativos será realizada neste domingo

A Prefeitura de São Paulo vai realizar neste domingo (15) uma eleição para a...

O Fuxico Gospel entrevista Pr. Daniel Batista sobre a influência da Agenda 2030 da ONU nas igrejas

O pastor Daniel Batista, líder do movimento “Igreja Sem Política” e criador do canal...

Mais para você