InícioEditorialRadiodifusores defendem que regras de direito autoral na internet devem valer para...

Radiodifusores defendem que regras de direito autoral na internet devem valer para contratos futuros

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) se manifestaram nesta quinta-feira, 17, sobre os debates do Projeto de Lei 2370/2019. O texto, em tramitação na Câmara dos Deputados, estabelece regras para a disponibilização de obras protegidas por direitos autorais na internet. O projeto de lei prevê a remoção ou pagamento por conteúdos áudios visuais publicados nas plataformas, além de remuneração a ser paga pelas empresas de tecnologia a veículos da imprensa. De acordo com o texto, existe a sugestão de se estabelecer uma nova modalidade de remuneração à classe artística para o compartilhamento de obras audiovisuais na web. A remuneração seria gerida por um órgão coletivo, a ser administrado pela própria classe artística. As associações esclarecem que, no modelo atual, “quando uma obra audiovisual é disponibilizada para acesso na internet, os contratos celebrados entre a classe artística e as emissoras de radiodifusão já preveem uma remuneração, não tendo que se falar, hoje, em ausência de pagamento ao artista”.

A Abert e a Abratel informaram que não são contrárias à ideia de uma nova remuneração, mas defendem a importância de se respeitar os contratos firmados. Além disso, argumentaram sobre a possibilidade de os artistas gerirem individualmente seus direitos, conforme prevê a Constituição Federal. “Obviamente, como em qualquer outra atividade econômica, uma nova legislação de natureza privada deve projetar seus efeitos para o futuro, alcançando as novas relações jurídicas, em respeito aos princípios constitucionais da segurança jurídica e do ato jurídico perfeito”. As signatárias reforçaram que “a radiodifusão é o setor que mais investe na produção de conteúdo audiovisual brasileiro e, em conjunto com a classe artística, tem laços indissociáveis na missão constitucional de promover a cultura nacional e regional”.

*Com informações do repórter Misael Mainetti.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TV Brasil transmite três jogos da sexta rodada do Brasileirão Série B

A TV Brasil acompanha, ao vivo, três confrontos válidos pela sexta rodada do Campeonato...

Câmara aprova atualização da Política Nacional de Defesa

Proposta traz várias recomendações da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do...

HÁ VINTE ANOS – Soldados americanos torturam presos no Iraque

16:08 Lembrei de um super-herói de desenho animado na televisão chamado He-Man. Ele se...

Esposa de Tony Ramos revela estado de saúde do ator da Globo

Lidiane Barbosa, esposa de Tony Ramos, falou sobre o estado de saúde do marido....

Mais para você