InícioRealizado com sucesso o 1º Qualitilápia no município de Prado

Realizado com sucesso o 1º Qualitilápia no município de Prado

Durante os dias 22 e 27 de Julho, o município de Prado se tornou palco para o 1º Qualitilápia do extremo sul da Bahia, buscando fomentar a aquicultura familiar no estado.

O evento foi iniciado na última segunda-feira (22), realizando a entrega dos prêmios para os competidores na quinta-feira (25) e só tendo o seu encerramento neste sábado (27), Danças e arte local foram apresentadas no evento.

 Itamaraju - in - qualit- 2013-07-27-1

O Qualitilápia tem como foco a qualificação profissional e acesso ao mercado, para alavancar a comercialização do pescado e beneficiar produtores e consumidores, incentivando a utilização e potencializando a oferta e comercialização da tilápia, em locais estratégicos, visando incrementar e ampliar o consumo deste peixe em todo estado.

Os temas discutidos durante a programação foram Genética aplicada à Piscicultura, Elaboração de Novos Produtos na Tecnologia do Pescado, Controle de Qualidade do Pescado, além disso, foram realizadas as Oficinas Gourmets.

Itamaraju - in - qualit- 2013-07-27-2

A programação contou ainda com uma disputa entre restaurantes para a confecção (criação) de um prato utilizando a tilápia, aprimorando seu sabor, valorizando o produto e inserção no cardápio local.

Para interação do público, foram realizadas diversas apresentações culturais com artistas da terra (músicas ao vivo, danças e apresentações de capoeira).

De acordo com a organizadora do evento, a nutricionista e diretora da Nutrisingular, Thaiana Oiticica Sledz, as expectativas foram atendidas. “O público de Prado assistiu com bons olhos a disputa. Os donos de restaurantes estiveram presentes nas palestras e interagiram com os chefes de cozinhas que palestraram. Os participantes saíram satisfeitos e aprenderam novas receitas para colocar em prática em seus estabelecimentos”.

Itamaraju - in - qualit- 2013-07-27-5

O ponto alto do evento ficou por conta do concurso que premiou o melhor prato de tilápia. O prato do restaurante Velho do Mar foi eleito como o vencedor da disputa. Em segundo lugar ficou o prato do restaurante Banana da Terra e já o restaurante Peloulinho ficou com o terceiro lugar.

O evento, que conta com o apoio da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e do Sebrae teve o apoio da prefeitura municipal de Prado.

Itamaraju - in - qualit- 2013-07-27-7

Em entrevista coletiva o superintendente da CAR, Dernival Oliveira, afirmou que este foi um evento de grande importância para a região e para o estado. “A tilápia do Brasil é um produto com potencial. Podemos ofertar e a comercializar a tilápia na região, promovendo uma aproximação entre o setor produtivo e comercial”.

Estiveram participando do evento o secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, o diretor executivo da CAR, José Vivaldo Mendonça, o secretário de Agricultura, Eduardo Salles, o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, o deputado federal Mário Negromonte, o deputado estadual Mário Negromonte Júnior, o prefeito de Itanhém e o presidente da câmara de vereadores de Prado, dentre outras autoridades regionais.

Itamaraju - in - qualit- 2013-07-27-4

O secretario Wilson Brito, Mário Negromonte e Negromonte Júnior, discursaram, onde o teor em pauta falava sobre novos investimentos para a região através da CAR. Para ampliar condições a pequenas famílias e potenciais produtores. Garantindo tempos de fartura e crescimento econômico. Além de assinatura de convênio com produtores locais.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ana Maria Braga explica criação de Louro José na Record há 27 anos

Ana Maria Braga e Louro José formaram uma das duplas mais famosas da TV....

Professores da Universidade de Brasília encerram greve e indicam fim da paralisação nacional

Em Assembleia realizada nesta quinta-feira (20), professores da Universidade de Brasília (UnB) decidiram pelo...

Tarcísio de Freitas anuncia que ex-coronel da Rota será o vice de Ricardo Nunes nas eleições de São Paulo

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou que o...

Em 4 anos, rotas de integração vão ligar o Brasil à Ásia, diz Tebet

Ministra apresenta a Rota Quadrante Rondon, 1 das 5 Rotas de Integração Sul-Americana; o...

Mais para você