InícioEditorialEconomiaRebanho bovino bate recorde no Brasil em 2021, aponta IBGE

Rebanho bovino bate recorde no Brasil em 2021, aponta IBGE

Com mais de 224 milhões de cabeças de gado, o rebanho bovino do Brasil bateu recorde em 2021, considerando a série histórica iniciada em 1974.

Os dados são da pesquisa Produção da Pecuária Municipal divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira. O município de São Felix do Xingu, no Pará, é o maior produtor, com 2,5 milhões de cabeças.

O aumento na produção também foi registrado para outros animais, em relação a 2020, primeiro ano da pandemia de covid no país. Mariana Oliveira, supervisora da pesquisa, afirmou que os resultados apontam para uma reação do setor.

O rebanho de suínos cresceu 3,2% em 2021, chegando a 42,5 milhões de animais. A região sul concentra metade deles.

A criação de peixes chegou ao maior nível da série, com 559 mil toneladas e R$ 4,7 bilhões de reais em valor de produção. A tilápia segue liderando a atividade: quase 40% desse valor.

A produção de ovos de galinha, que registrou aumento da demanda no mercado interno devido à alta das carnes, bateu novo recorde com 4,8 bilhões de dúzias.  

Já a produção de leite de vaca ficou estável, influenciada pelo aumento dos custos da atividade. Em 2021 a pesquisa registrou também a maior quantidade de mel já produzida, com 55,8 mil toneladas.

Economia Rio de Janeiro 22/09/2022 – 12:42 Sheily Noleto/Edgard Matsuki Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Rebanho gado quinta-feira, 22 Setembro, 2022 – 12:42 1:55

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Funcionários públicos negam proposta de reajuste e ampliam greve

Outras 12 instituições federais devem aderir à paralisação a partir da próxima semana; movimento...

Menos fome no Brasil. A quem se deve?

Hugo Barreto/Metrópoles 1 de 1 Indígena - Metrópoles ...

Justiça quer acessar contrato de naming rights na concessão do estádio Paulo Machado de Carvalho

A Justiça pediu acesso ao contrato de concessão do estádio municipal Paulo Machado de...

Mais para você