InícioLazer, vida e culturaSaúdeRelatório da ONU aponta que Maduro cometeu crimes contra a humanidade na...

Relatório da ONU aponta que Maduro cometeu crimes contra a humanidade na Venezuela

O relatório de uma missão internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) na Venezuela foi divulgado nesta terça-feira (15), afirmando que o regime de Nicolás Maduro cometeu crimes de lesa humanidade contra a sua própria população.

Em concordância com o direito internacional, os crimes de lesa humanidade se configuram como “atos deliberadamente cometidos como parte de um ataque generalizado ou sistemático contra qualquer população civil”.

Segundo a ONU, os crimes ocorreram principalmente por meio de perseguições políticas e na repressão a manifestações antes, durante e depois as eleições presidenciais da Venezuela, em julho deste ano.

Conforme o relatório, 25 pessoas foram assassinadas por arma de fogo durante protestos no período analisado, constituindo o crime contra a humanidade. Outras centenas de pessoas ficaram feridas e milhares foram detidas “simplesmente por exercer seu direito fundamental à liberdade de expressão”.

Ainda segundo o documento, “as violações cometidas com intenção discriminatória constituem o crime de lesão humanitária de perseguição por motivos políticos em razão da identidade das vítimas”. O relatório também cita “diversas e crescentes violações cometidas pelo governo venezuelano, pelas forças de segurança e por grupos civis armados pró-governamentais”.

Uma versão prévia do relatório, publicada em setembro, já havia apontado que o regime de Maduro intensificou a repressão a opositores e manifestantes após as eleições. A líder da oposição, María Corina Machado, afirmou que o relatório é “um elemento crucial para o isolamento cada vez maior do regime, e a prova para que seja feita justiça internacional”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Moraes determina extradição de envolvidos no 8 de Janeiro foragidos na Argentina

O ministro Alexandre de Moraes, integrante do Supremo Tribunal Federal, solicitou a extradição de...

Guia Passo a Passo para Baixar Vídeos do TikTok

Nos dias atuais, o TikTok é uma das plataformas mais famosas em todo o...

Homem é baleado na localidade “Timbalada” e socorrido pela PM

Um homem foi baleado na noite desta terça-feira (15), na Alameda Flamengo, próximo à...

Mudanças à vista no PT e a torcida de Lula por Pablo Marçal

A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, vai cair para cima. Lula...

Mais para você

[the_ad id="181056"]