InícioEditorialRio Grande do Sul chega a 166 mortos com previsão de frio...

Rio Grande do Sul chega a 166 mortos com previsão de frio e mais chuva; nível do Guaíba reduz

O nível do rio Guaíba, em Porto Alegre, teve uma redução de 16 centímetros entre a noite de sexta-feira (24) e a manhã de sábado (25). Os dados divulgados pelo governo do Rio Grande do Sul apontam que a medição se manteve em 4,16 metros até as 8h de hoje, com a cota de inundação estabelecida em 3 metros. Após um período sem chuvas, a capital gaúcha enfrentou uma precipitação intensa ao longo da última quinta-feira (23), resultando em alagamentos em diversas ruas e avenidas. Alguns bairros, que haviam secado após as enchentes do início do mês, voltaram a ficar inundados, levando à evacuação de moradores de suas residências. Em São Leopoldo, uma das cidades mais afetadas, a situação é alarmante, com muitos bairros ainda submersos e a infraestrutura básica severamente comprometida, afetando diretamente a vida dos moradores. A água ainda não recuou em várias áreas, e os sistemas de drenagem, sobrecarregados, lutam para lidar com o volume. Há no Estado uma preocupação crescente com o surgimento de doenças relacionadas às enchentes, sobretudo a leptospirose, o que pode aumentar ainda mais o número de mortes.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de perigo potencial no Rio Grande do Sul devido à queda de temperatura, prevendo um declínio entre 3ºC e 5ºC até domingo. Em Porto Alegre, a temperatura deve variar entre 10°C e 14°C neste sábado, com previsão de tempo nublado durante o fim de semana e possibilidade de chuvas no início da próxima semana. De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 469 municípios foram afetados pelas enchentes, resultando em um grande número de desabrigados, desalojados e afetados pelas inundações. O número de mortos subiu para 166.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Moraes abre novo inquérito para apurar obstrução do caso Marielle

Ministro também pede que o MP-RJ avalie a abertura de nova investigação contra o...

Vídeo: Gracyanne Barbosa fala sobre “escapadinhas” com Belo

Gracyanne Barbosa falou que ainda dá umas “escapadinhas” com Belo, revelando que, vez...

Caso Marielle: STF aceita denúncia contra irmãos Brazão e outros acusados de mandar matar vereadora

PGR denunciou os irmãos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa em maio deste ano;...

Mais para você