InícioEditorialRodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente do Senado Federal durante uma votação secreta, nesta quarta-feira (1º). Ele ocupará o cargo por mais dois anos. Pacheco iniciou seu mandato no Senado em 2019 e foi eleito presidente da Casa pela primeira vez em 2021.

O senador obteve 49 votos, contra 32 de Rogério Marinho (PL-RN). Para ser eleito presidente do Senado, o candidato precisava ter pelo menos 41 votos, ou seja, maioria absoluta do Plenário da Casa. Os senadores votaram em tradicionais cédulas de papel, depositadas em urnas e apuradas por um grupo de senadores. As cédulas serão destruídas, como manda o Regimento Interno do Senado.

Votação
O processo foi conduzido pelo presidente da Mesa, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Ele teve o auxilio dos 3º e 4º secretários, Rogério Carvalho (PT-SE) e Weverton (PDT-MA), que verificaram os nomes marcados nas cédulas e totalizaram os votos. A apuração foi supervisionada pelos escrutinadores indicados antes da votação por cada candidato e pela bancada feminina.

Durante a votação, alguns senadores, entre eles Eduardo Girão, Izalci Lucas e Rogério Marinho, questionaram Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) sobre a possibilidade de divulgarem seus votos. Eles afirmaram que a eleição anterior abriu precedente para a prática.

Veneziano afirmou, no entanto, que o Regimento Interno do Senado prevê que a votação seja secreta e que a revelação dos votos poderia resultar em sanções, como a anulação do voto.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

O que WinZO Games e como funciona a plataforma?

Veja por que a plataforma não é uma farsa e como você pode desfrutar...

Travas na Constituição evitariam supersalários, diz Haddad

Ministro da Fazenda defende barreiras para benefícios que inflam as remunerações dos funcionários públicos ...

Se arrependeu? Wanessa Camargo abre o jogo sobre participação no BBB24

Wanessa Camargo abriu o jogo sobre a sua participação no BBB24 e revelou se...

A falta de representatividade no Brasil (por Ricardo Guedes)

A representatividade no mundo está em baixa. As teorias de democracia, que previam a...

Mais para você