InícioEditorialSão Paulo tem o menor efetivo de fiscais em 20 anos; demanda...

São Paulo tem o menor efetivo de fiscais em 20 anos; demanda cresce no município

São Paulo tem apenas dez agentes responsáveis pela fiscalização do Psiu para atender as reclamações de barulho e ruídos da capital. No primeiro semestre deste ano, o setor recebeu 48 mil denúncias. Destas, somente 20 mil foram atendidas. O município tem hoje o menor quadro de fiscais de rua dos últimos 20 anos. O presidente do Sindicato dos Fiscais de Posturas Municipais e Agentes Vistores de São Paulo, Mário Roberto Fortunato, ressalta que, distribuídos nas 32 subprefeituras da capital, os profissionais são responsáveis por verificar o cumprimento de mais de 800 normas do município, como código de obras, zoneamento, acessibilidade e regras do comércio.

“O melhor fiscal da cidade é o cidadão, que está na rua e denuncia. O nosso dever é atender com rapidez essa demanda. Infelizmente, não estamos conseguindo fazer esse trabalho por falta de trabalhadores”, comentou. O setor tem uma promessa do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para um concurso após 20 anos do último realizado. “Ele conseguiu entender a nossa demanda e abriu 175 vagas. É pouco, mas ele disse que vai chamar mais gente”, explicou Mário Roberto Fortunato. O setor de fiscalização do município tem, atualmente, 279 agentes em trabalho operacional, o que representa um para 41 mil habitantes. Ao todo, são 325 agentes, o menor efetivo da carreira. Em 2003, havia 803 profissionais. Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que existem ferramentas de tecnologia com processo de fiscalização mais eficientes.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ministros do STF estarão atentos a ato de Bolsonaro em São Paulo

Os ministros do Supremo Tribunal Federal se comprometeram a acompanhar o ato de Jair...

Buscas por fugitivos de penitenciária federal de Mossoró chegam ao 11º dia

As buscas pelos dois detentos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio...

CEO da Vale diz confiar no conselho para decidir nova gestão

Recondução de Eduardo Bartolomeo à presidência da mineradora é impasse no colegiado; mandato vai...

IIndivíduo é preso por tráfico de drogas em Itamaraju

Policiais Militares da 43ª CIPM, efetuou a prisão de um acusado em posse de...

Mais para você