InícioSecretaria da Educação do Estado realiza inscrições para inserção dos jovens no...

Secretaria da Educação do Estado realiza inscrições para inserção dos jovens no Primeiro Emprego

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Programa Primeiro Emprego, está promovendo a ampliação de oportunidades de inserção de jovens no mundo do trabalho formal. Para participar do programa e ter a primeira experiência profissional, os estudantes que estão concluindo os cursos técnicos de nível médio e egressos, até o ano de 2015, da rede estadual de Educação Profissional, devem se inscrever no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), disponibilizando dados como telefone, e-mail e endereço. A outra alternativa para se cadastrar no Primeiro Emprego é ir direto na unidade escolar onde está matriculado ou concluiu o curso técnicos de nível médio.

A inscrição é essencial para que os estudantes sejam contratados. A convocação para as vagas é feita pelo SineBahia, através de publicação no Diário Oficial. O convocado também é acionado por telefone. Depois, o SineBahia encaminha os técnicos para os órgãos e empresas participantes do Primeiro Emprego. Os empregos serão oferecidos na área de estudo de cada jovem, tanto em órgãos públicos quanto na iniciativa privada.

Seleção – O programa é promovido pelo Governo do Estado e representa uma ação social de combate ao desemprego dos jovens. Além da oportunidade de trabalho, também melhora o aprendizado, pois o preenchimento das vagas depende do desempenho escolar dos estudantes. Eles são selecionados por curso e município com base em um ranking, de acordo com a performance escolar durante a formação profissional.

A técnica em Administração Leice Monique de Freitas, 21 anos, já está trabalhando na área através do programa. Ela se formou em 2015, no Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII (CEEP), em Jaguaquara (337 km de Salvador), no Centro-Sul baiano. “É muito bom poder atuar na área e colocar em prática tudo o que aprendi. Esta é uma grande oportunidade, porque estou trabalhando na minha própria cidade e na secretaria do CEEP, onde me formei”, afirma.

A meta do programa é oferecer nove mil vagas até 2018. Até agora, quase quatro mil jovens já foram convocados. A remuneração nas instituições privadas é a partir de um salário mínimo. Nos órgãos estaduais, além do salário mínimo, o contemplado tem direito a benefícios como plano de saúde (Planserv), vale-transporte e alimentação. Em ambos os casos, os estudantes terão suas Carteiras de Trabalho assinadas e todos os direitos garantidos.

Acesse todas as informações sobre o cadastramento no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/primeiroemprego).

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Tabela do Imposto de Renda 2025: faixa de isenção deve ser ampliada; entenda

Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser...

Operação Overclean aponta para integrantes da cúpula do União Brasil

As informações coletadas pela Polícia Federal nas duas fases deflagradas da operação Overclean apontam...

Meu paraíso tem nome, dois nomes, Yasujiro Ozu e Lucio Costa

Dois homens do século 20, um japonês e um brasileiro, nascidos com um ano...

Campeão da Libertadores, Eduardo reforça Cruzeiro antes de jogão no DF

Após fazer parte do elenco campeão do Brasileirão pelo Botafogo, o meia Eduardo assinou...

Mais para você