InícioEditorialServidores do Banco Central aprovam estado de greve

Servidores do Banco Central aprovam estado de greve

Por meio de nota, o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (SINAL) informou que foi realizada uma assembleia em que ficou acordado o estado de greve geral no órgão. Uma outra reunião deve definir se de fato os servidores paralisarão as atividades. A decisão ocorre em resposta à análise do texto aprovado da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e das mudanças solicitadas para a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. No caso, os auditores fiscais da Receita Federal e da Polícia Federal obtiveram concessões no texto e podem receber propostas salariais do governo nos próximos dias, enquanto os funcionários do Banco Central (BC) foram excluídos dessas possibilidades. Em 2022, a categoria chegou a parar por 90 dias por reajuste salarial e reestruturação da carreira, sem qualquer resultado junto ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Neste ano, a regulamentação da lei sobre bônus de produtividade dos auditores fiscais da Receita Federal, em junho, elevou a insatisfação dos funcionários do BC, que contam com o apoio público do presidente Roberto Campos Neto e dos demais diretores da instituição. Em operação padrão, desde julho o movimento já tem afetado diversas divulgações estatísticas da autoridade monetária e instituições financeiras já sentem a demora no andamento de processos junto ao órgão regulador. De acordo com o SINAL, a evolução para uma greve geral pode prejudicar a manutenção do PIX, com riscos à continuidade do serviço. A possível paralisação também deve afetar a conclusão de projetos em curso, como o Drex, a supervisão de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo e a regulamentação de ativos virtuais, que entrou em consulta pública nesta semana.

Embora o governo Lula tenha autorizado a realização do primeiro concurso para o BC desde 2013, com 100 vagas, a categoria deseja uma reestruturação da carreira antes da realização do certame. Além do bônus de produtividade, os funcionários da autoridade monetária pedem a exigência de ensino superior para o cargo de técnico na autarquia e a alteração da nomenclatura do cargo de analista para auditor.

*Com informações do repórter David de Tarso

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Compromissos de ministros demoram até 1 ano para entrar na agenda

Legislação determina que órgãos têm até 7 dias corridos para publicarem os eventos do...

Ministério ratifica parecer favorável para recriar comissão de mortos e desaparecidos políticos

Foto: Lula Marques / Agência Brasil Ministro Ricardo Lewandowski 27 de abril de 2024...

Camila Moura levanta boatos após posar ao lado de Marlene Mattos

Instagram/Reprodução 1 de 1 Foto colorida de três mulheres e um homem - Metrópoles...

Wikipedia sugere eliminar página de pré-candidata à Prefeitura de SP

São Paulo — A atual página da Wikipedia sobre a pré-candidata do Partido Novo à...

Mais para você