InícioEditorialPolítica NacionalServidores do Congresso fazem ato nesta quarta para marcar um mês de...

Servidores do Congresso fazem ato nesta quarta para marcar um mês de ataques aos Três Poderes

Nesta quarta-feira, 8, servidores do Congresso Nacional preparam um ato em defesa da democracia um mês após as invasões e depredações aos prédios da Praça dos Três Poderes, em Brasília. O ato está marcado para acontecer às 14h, no Salão Negro do Congresso. O espaço foi o primeiro a ser invadido e fica entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Está programada uma apresentação dos corais dos órgãos do Poder Legislativo e também do Tribunal de Contas da União (TCU), que vão cantar o Hino Nacional Brasileiro. Também serão reproduzidas mensagens de autoridades brasileiras e estrangeiras, como os integrantes da Coalizão Capitol Strong, formada por entidades que se uniram após a invasão do Congresso dos Estados Unidos. Por fim, o ato termina no gramado em frente ao Congresso Nacional, onde a palavra “democracia” e a bandeira nacional serão abraçadas pelos participantes. O ato está sendo convocado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo.

A manifestação é aberta a todos que quiserem comparecer, mas visitantes devem fazer um cadastro para entrar no Congresso. Após um mês dos atos de violência e vandalismo do dia 8 de janeiro, os prédios da Praça dos Três Poderes ainda passam por reformas e a maioria das obras de arte danificadas ainda passam pelo processo de tentativa de restauração. Até o momento, a Justiça já bloqueou R$ 20,7 milhões de bens de mais de 40 pessoas suspeitas de financiar as invasões. O objetivo é assegurar que os bens dos acusados possam ser usados para ressarcir o patrimônio público, em caso de uma posterior condenação definitiva.

*Com informações da repórter Berenice Leite

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Câmara de SP aprova projeto de lei que viabiliza privatização da Sabesp e texto vai à sanção de Nunes

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, nesta quinta-feira (2), o projeto de lei...

Parlamento da Sérvia elege governo com integrantes pró-Rússia

Em eleição na Câmara, os parlamentares elegeram nomes apontados pelo premiê de direita, Milos...

Boulos defende Lula após propaganda antecipada e diz que Nunes é quem usa a máquina

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil Guilherme Boulos e Lula no ato no 1º de...

Mais para você