InícioEditorialSessenta candidatos alcançam nota máxima na redação do Enem 2023

Sessenta candidatos alcançam nota máxima na redação do Enem 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, 16, os resultados individuais e o balanço geral do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) realizado em 2023. Segundo o instituto, 60 candidatos alcançaram nota máxima na redação, sendo quatro alunos de escolas públicas do Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Tocantins. No ano anterior, foram 18 redações com notas máximas. O tema escolhido para a redação deste ano, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, apontado como um dos motivos para o melhor desempenho dos candidatos em relação ao ano anterior.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Além disso, o Inep também divulgou a pontuação média dos candidatos nas diferentes áreas do conhecimento. Em linguagens, a média foi de 516 pontos; em ciências humanas, 522; em ciências da natureza, 497; em matemática, 534;  e na redação foi de 641. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), cerca de um milhão de participantes, o que corresponde a 37% dos candidatos, atingiram nota suficiente para acessar uma vaga em universidades públicas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Já em relação ao Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares, o Inep estima que 61% dos candidatos têm nota suficiente para conseguir uma vaga. O Enem recebeu mais de 3,9 milhões de inscrições em 2023, sendo considerado o maior vestibular do país. No entanto, cerca de 1,2 milhão de inscritos não realizaram as provas. A taxa de participação foi de 70%, dois pontos percentuais acima do valor registrado no ano anterior.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Entenda a negociação entre Brasil e Paraguai sobre Itaipu

Governos dos 2 países discutem tarifas de 2024 e revisão do chamado anexo C...

Mendonça dá 60 dias para empresas renegociarem acordos com Lava Jato

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 60 dias...

Moraes derruba decisões de Receita e Carf contra Globo e atores

Depois de decisões favoráveis do ministro Cristiano Zanin e da Primeira Turma do STF,...

Canadá propõe regras para atuação de plataformas digitais

A Lei de Danos On-line foi apresentada ao Parlamento pelo governo de Justin Trudeau;...

Mais para você