O agressor, Elizeu Maria de Jesus, de 24 anos, que tinha recebido atendimento da equipe após um desmaio. De acordo com a Polícia Civil, o paciente, que apresentava sinais de embriaguez, acordou agressivo e avançou contra os socorristas.
Um técnico em enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi esfaqueado por um paciente, durante resgate na madrugada deste domingo (12), no bairro Ataíde, em Vila Velha. O outro socorrista que o acompanhava também foi agredido e sofreu pequenos cortes na orelha.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que uma equipe da Polícia Militar foi acionada para conter o agressor e uma outra unidade do Samu foi deslocada para atender o socorrista, que foi atingido no braço. A vítima foi encaminhada para o hospital e passa bem.
O agressor foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante por tentativa de homicídio e lesão corporal. Ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.
Profissão perigosa
Daniel Francisco, presidente do Sindicato dos Motoristas Condutores de Ambulância do Espírito Santo (Sindmaes), informou que agressões contra profissionais do Samu têm sido recorrentes.
“No início do ano um paciente psiquiátrico quebrou todo o interior de uma unidade. Outro motorista quase levou uma facada. Na última semana um outro motorista de ambulância do Samu foi atingido por socos e pontapés”, contou.
A coordenação do Samu respondeu que as unidades de resgate sempre vão acompanhadas da polícia em caso de baleado, agressão e paciente psiquiátrico.
Por | Gazeta