Esta manhã de quarta-feira começou bem agitada, envolvendo grandes nomes como Activision Blizzard, Microsoft e Sony, mas engana-se quem pensa que acabou por ai. Hoje, as declarações por parte da Microsoft e Sony sobre a aquisição da Activision Blizzard foram publicadas pelo órgão regulador do Reino Unido, o CMA. A Sony Interactive Entertainment, em uma resposta recém-publicada à Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido sobre a proposta de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, afirma que o Xbox Game Pass tem mais de 29 milhões de assinantes.
A Sony compartilhou inadvertidamente um trecho de notícias que é de particular interesse para os observadores da Microsoft. O do crescimento do Xbox Game Pass. Houve relatos de que o Xbox Game Pass falhou repetidamente nas metas de crescimento em evidências baseadas apenas no fato de que certos bônus executivos da Microsoft estão vinculados a metas aspiracionais específicas para o serviço. Independentemente de algum alvo específico ter sido perdido ou não, parece que o Xbox Game Pass está crescendo gradualmente.
“O Xbox Game Pass lidera significativamente o PlayStation Plus. A Microsoft já tem uma liderança substancial em serviços de assinatura de vários jogos. O Game Pass tem 29 milhões de assinantes do Xbox Game Pass para console e do Xbox Game Pass Ultimate, e espera-se que cresça substancialmente no futuro.”, diz a resposta da Sony Interactive Entertainment.
Identificado por @EverbornSaga no Twitter, as declarações da Sony incluem uma passagem autodepreciativa em que a empresa tenta se retratar como um azarão nas guerras de assinaturas, observando que o Xbox Game Pass atingiu 29 milhões de assinantes, acima da referência oficial anterior de 25 milhões.
Esse número potencialmente nem inclui o PC Game Pass, embora possa ser argumentado que é menos relevante em um mercado totalmente dominado pela Steam. De qualquer forma, o que isso mostra é que o Xbox Game Pass está crescendo de forma constante, embora lenta, na base de usuários sem uma grande quantidade de conteúdo original atraente, uma situação que pode, e irá, mudar drasticamente nos próximos anos, com ZeniMax, Bethesda e outras grandes aquisições da Microsoft começando a colocar novos conteúdos como Starfield direto no serviço.
De qualquer forma, se a afirmação da Sony for verdadeira, isso significa que o Xbox Game Pass cresceu cerca de quatro milhões de assinantes desde o último número oficial publicado pela Microsoft. A Microsoft, quando anunciou sua proposta de aquisição da Activision Blizzard em 18 de janeiro de 2022, revelou que o Xbox Game Pass havia ultrapassado os 25 milhões de assinantes, sendo este o último número oficial de assinantes revelados.