InícioEditorialCotidianoSpa urbano é alternativa em expansão para empreender

Spa urbano é alternativa em expansão para empreender

A busca por qualidade de vida tem impactado atividades econômicas que envolvem os cuidados com o corpo e a mente. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de estética e bem-estar cresceu 21,5% no ano passado e conquistou  mais de R$ 47 bilhões em faturamento. No primeiro trimestre de 2023, foi registrada alta de 27% em relação ao mesmo período de 2022, o que traz otimismo sobre a cifra que será alcançada ao final do ano. 

Entre os empreendimentos que se beneficiam da alta demanda por qualidade de vida estão os spas urbanos. Os espaços são comuns nos grandes centros do país, sendo alternativas para quem busca tratamentos e serviços de estética e beleza, como limpeza de pele e massagem relaxante São Paulo

Mas os spas urbanos também têm se mostrado opções para quem deseja empreender, seja por meio da criação do próprio negócio de uma franquia. Independente da escolha, é aconselhável estar preparado para atender a demanda. 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) destaca a importância de os novos empreendedores buscarem conhecimento sobre o ramo da atividade, a legislação e o mercado. Também é aconselhável pesquisar o local de instalação e ter domínio das finanças.

Qualificação profissional é exigência 

Entre os serviços que costumam ser oferecidos em spas urbanos estão atividades que exigem conhecimento especializado e, por isso, a necessidade de profissionais qualificados na área. É o caso de massagem, drenagem linfática, acupuntura, limpeza de pele e peeling, por exemplo. 

Há, ainda, locais que oferecem serviços voltados para o emagrecimento, os cuidados especiais com a pele e os tratamentos a laser. Os procedimentos devem ser acompanhados por nutricionistas e esteticistas.

Independente das atividades realizadas no spa, o empreendedor deve priorizar a contratação de talentos qualificados para executar os serviços. Após a contratação, é recomendável que os conhecimentos sejam atualizados e aprimorados periodicamente. Há diversas capacitações na área de estética e bem-estar, que vão desde curso de massagem São Paulo de curta duração até pós-graduações, com aulas presenciais e on-line. 

Assegurar a qualificação garante mais credibilidade ao espaço e segurança aos clientes, que tendem a procurar por locais reconhecidos e especializados no tratamento que desejam.

Estrutura e produtos de qualidade merecem atenção 

Antes de escolher o local, os empreendedores precisam observar se a estrutura do espaço é compatível com os serviços que serão oferecidos. Há tratamentos estéticos que usam técnicas na água, realizados em salas com banheiras. Portanto, se esse tipo de serviço pretende ser oferecido, é necessário avaliar as condições para receber a infraestrutura adequada.

Além da metragem, esse tipo de ambiente precisa ter pisos capazes de suportar a umidade. Sendo assim, o empreendedor deve pensar em todos os detalhes para garantir que o espaço tenha qualidade e uma vida útil que não traga prejuízos. 

Os produtos utilizados nos tratamentos também exigem atenção na hora da escolha. Eles devem ser aprovados pelos órgãos reguladores e estar no prazo de validade. 

Trabalho de marketing deve ser contínuo 

Com especialização feita, estrutura finalizada e produtos já escolhidos, é hora de partir para a divulgação dos serviços. Nesta etapa, o empreendedor pode encontrar uma mão amiga no marketing para garantir que o spa esteja sempre cheio. 

É possível contratar consultorias especializadas na área ou funcionários com conhecimento no assunto. Um trabalho profissional possibilita destacar da concorrência e imprimir a marca para os possíveis clientes. 

O trabalho de marketing deve ser contínuo, permanecendo ativo após a inauguração do spa. Isso ajuda a consolidar o nome da marca, conquistar novos clientes e posicionar a empresa no mercado de estética e bem-estar. 

Conformidade garante longevidade do negócio

Quem deseja abrir um spa urbano deve ter em mente que há uma série de exigências fiscais e sanitárias para a operação desse tipo de empreendimento. Por esse motivo, o empreendedor deve conhecer a legislação para garantir a conformidade.

Não entender desse assunto pode colocar em risco o funcionamento do empreendimento e comprometer a reputação da marca. Por isso, é recomendada a orientação jurídica, seja por meio de consultoria, profissionais da área e o próprio Sebrae.

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