InícioEditorialPolítica NacionalSTF anula provas da Odebrecht em processo contra Sérgio Cabral

STF anula provas da Odebrecht em processo contra Sérgio Cabral

O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou provas utilizadas da Odebrecht contra o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, em processo pelo qual é acusado receber propina da empresa. A decisão foi tomada pelo ministro Dias Toffoli. O magistrado acolheu um pedido da defesa do ex-governador, que argumenta que as provas, colhidas através dos  sistemas Drousys e My Web Day B, foram produzidas ilegalmente. “Assim como não podem ser aplicados aos casos do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do empresário Walter Faria, também não podem ser utilizadas em desfavor de Sergio Cabral”, afirmou a defesa de Cabral, representada pela advogada Patrícia Proetti. Na ação, a defesa apontou ainda uma de “relação espúria” entre o ex-juiz Sergio Moro e os procuradora da Lava Jato.

Em sua decisão, Toffoli acatou o pedido da defesa e menciona o entendimento do ex-ministro Ricardo Lewandowski, em uma ação movida contra vice-presidente Geraldo Alckmin. Os mesmos elementos também foram considerados nulos em processo contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O magistrado citou ainda as nulidades absolutas das provas, que inviabiliza o ato processual.  “Por tais razões, não há como deixar de concluir que os elementos de convicção derivados do sistema Drousys, integrante do Acordo de Leniência, que emprestam suporte à ação penal movida contra o requerente, encontram-se nulos, não se prestando, em consequência, para subsidiar a acusação”, diz trecho da decisão do magistrado. Sérgio Cabral governou o Rio de Janeiro entre 2007 e 2014. As penas ultrapassam os 390 anos de prisão.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ana Maria chora ao conversar com tutor de cachorro morto em voo da Gol

Ana Maria Braga entrevistou o engenheiro João Fantazzini Júnior, tutor do cãozinho Joca, de...

Família é Tudo: Vênus se atraca com bandido, tenta fugir e corre risco

Reprodução 1 de 1 Foto colorida de Venus - Metrópoles ...

Oposição vê indicados de Lira perdendo força e planeja lançar candidato próprio para presidência da Câmara

O Congresso Nacional se prepara para escolher os novos substitutos dos presidentes da Câmara,...

Governo cria sistema de combate à violência nas escolas

Decreto determina assessoramento “às escolas consideradas violentas” e apoio psicossocial a vítimas de violência,...

Mais para você