Antes do jogo, os holofotes estavam todos em Cristiano Ronaldo, reserva pela primeira vez em Copas do Mundo. Quando a bola rolou, porém, as luzes foram todas direcionadas ao substituto de CR7. Com três gols, o jovem Gonçalo Ramos, de 21 anos, comandou o show de Portugal na goleada por 6 a 1 sobre a Suíça, nesta segunda-feira (6), no Estádio Icônico de Lusail. Os portugueses avançam às quartas de final no Catar e vão enfrentar Marrocos.
Artilheiro do Campeonato Português, Gonçalo Ramos é jogador do Benfica e foi o responsável por marcar o primeiro hat-trick desta Copa do Mundo. Pepe, Raphael Guerreiro e Rafael Leão (num lance belíssimo) fizeram os outros gols de Portugal. Akanji diminuiu para os suíços.
Ao marcar de cabeça, Pepe, de 39 anos, tornou-se o jogador mais velho a balançar as redes em um jogo de mata-mata da Copa.
Quando Portugal já goleava por 4 a 1 no segundo tempo, as arquibancadas começaram a pedir a entrada de Ronaldo. O atacante entrou aos 28 minutos, para delírio dos mais de 83 mil torcedores que encheram o palco da final da Copa, e até chegou a marcar, mas o lance foi invalidado por impedimento.
A Seleção Portuguesa vai enfrentar Marrocos, que eliminou a Espanha nos pênaltis, no próximo sábado (10). A bola rola às 12h (de Brasília), no Estádio Al Thumama, em Doha. O vencedor encara França ou Inglaterra na semifinal.
O jogo
Do banco de reservas, Cristiano Ronaldo viu Portugal abrir vantagem no primeiro tempo. As estatísticas apontam certo equilíbrio na posse de bola, nas finalizações e nos duelos individuais. Os portugueses, porém, foram muito mais efetivos.
Numa jogada iniciada em cobrança de lateral, o jovem Gonçalo Ramos acertou um chutaço no ângulo de Sommer para abrir o placar aos 17 minutos.
O segundo gol saiu da cabeça do zagueiro Pepe, aos 39 minutos, após passe de Bruno Fernandes. O defensor brasileiro naturalizado português se tornou o mais velho a marcar em mata-mata de Copa.
Portugal não demorou a transformar a boa vantagem em goleada no segundo tempo. Gonçalo Ramos, aos seis, e Raphael Guerreiro, aos 10, ampliaram o placar para 4 a 0 e deram um baque nas pretensões suíças. Akanji, em jogada de escanteio, diminuiu em seguida.
Gonçalo Ramos completou o show com uma cavadinha: 5 a 1. Depois, foi substituído e viu o estádio ir abaixo com a entrada de Cristiano Ronaldo aos 28 minutos. O craque até fez um gol, mas o lance foi invalidado por impedimento.
O último gol do jogo foi uma pintura. Rafael Leão fez uma belíssima jogada individual e acertou uma linda finalização encobrindo Sommer: 6 a 1. Portugal avança com moral e mantém vivo o sonho de conquistar a primeira Copa do Mundo.
PORTUGAL 6 X 1 SUÍÇA
Portugal
Diogo Costa; Dalot, Pepe, Rúben Dias e Raphael Guerreiro; William Carvalho, Otávio (Vitinha, aos 29′ do 2ºT) e Bernardo Silva (Rúben Neves, aos 36′ do 2ºT); Bruno Fernandes (Rafael Leão, aos 42′ do 2ºT), João Félix (Cristiano Ronaldo, aos 28′ do 2ºT) e Gonçalo Ramos (Ricardo Horta, aos 29′ do 2ºT)
Técnico: Fernando Santos
Suíça
Yann Sommer; Akanji, Schar (Coemert, no intervalo) e Ricardo Rodríguez; Edmilson Fernandes, Sow (Seferovic, aos 9′ do 2ºT), Freuler (Zakaria, aos 9′ do 2ºT), Xhaka e Vargas (Okafor, aos 21′ do 2ºT); Shaqiri e Embolo (Jashari, aos 43′ do 2T)
Técnico: Murat Yakin
Motivo: oitavas de final da Copa do Mundo
Local: Estádio Icônico de Lusail, em Lusail, no Catar
Data e horário: terça-feira, 6 de dezembro de 2022, às 16h (de Brasília)
Gols: Gonçalo Ramos, aos 17′ do 1ºT, aos 6′ e aos 22′ do 2ºT, Pepe, aos 33′ do 1ºT, Raphael Guerreiro, aos 10′ do 2ºT, e Rafael Leão aos 47′ do 2ºT (POR); Akanji, aos 13′ do 2ºT (SUI)
Cartões amarelos: Schar, aos 43′ do 1ºT, e Comert, aos 14′ do 2ºT (SUI)
Público: 83.720 torcedores
Árbitro: César Ramos (México)
Assistentes: Alberto Morín (México) e Miguel Hernández (México)
VAR: Drew Fischer (Canadá)