InícioItamaraju: Subtenente ministra palestra sobre importância do Tiro de Guerra

Itamaraju: Subtenente ministra palestra sobre importância do Tiro de Guerra

Na tarde dessa quinta-feira (08), na sede do Tiro-de-Guerra 06-025, aconteceu uma reunião que contou com a participação de representantes da comunidade local e da sociedade civil organizada, na qual o Subtenente José Ronaldo Batalha Pereira, Instrutor-Chefe da unidade, ministrou uma palestra sobre o tema “O Exercito Brasileiro e a importância do Tiro-de-Guerra para a cidade de Itamaraju.”, com a finalidade de alertar a população acerca da situação atual do TG que já conta com mais de 30 anos na cidade.

itamaraju - in - tiroo2014.05.08-01jpg

Os Tiros-de-Guerra são unidades do Exercito Brasileiro (EB), criadas para a prestação do serviço militar obrigatório e formação da reserva do EB, destinadas a jovens que não tem condições de se deslocar para os grandes centros para tal fim. Funcionam através de Acordo de Cooperação, firmado entre o Município e o Exército, ofertando, aos selecionados no alistamento militar, instruções voltadas para a formação militar, moral e cívica, ao tempo em que conciliam tais atividades com o trabalho e com os estudos do cidadão.

Dos 417 municípios baianos, apenas 16 cidades possuem unidades dessa natureza, que são subordinadas à 6ª Região Militar. Itamaraju é a única cidade do Extremo Sul a contar com uma unidade do Exercito, o Tiro de Guerra 06-025, criado no ano de 1977, mas que só veio a formar a sua primeira turma no ano de 1979. Desde então, o município passou a arcar com as despesas de manutenção da estrutura física, de material de expediente e alimentação dos atiradores, ficando o Exercito com a responsabilidade de disponibilizar o armamento, fardamento e instrutores militares. Na primeira metade da década passada, a unidade ficou sem funcionar por um período, em razão do descumprimento do acordo por parte do Executivo municipal, na época, mas diante da possibilidade de ir para outra cidade, acabou gerando uma grande mobilização social com vistas à sua permanência, de modo que a Prefeitura se viu obrigada a recuperar as instalações e a reassumir o compromisso, permitindo que o Exército reabrisse as portas da unidade militar.

itamaraju - in - tiroo2014.05.08-02jpg

Além de pessoas da comunidade e empresários, fizeram-se presentes na reunião o Coordenador da 12ª CIRETRAN, Jorge Kallid, o Tenente Sidney Oliveira, representando o Major Leão, comandante da 43ª CIPM, o Presidente da CDL, Luiz Fábio, e Meireles, servidor da Junta de Serviço Militar. Esses que, através da apresentação feita pelo Subtenente Batalha, não só conheceram a estrutura organizacional do Exercito Brasileiro, como também ficaram à par da situação em que se encontra a unidade do TG de Itamaraju, pois embora haja o acordo com o município, o mesmo atualmente anda precisado do apoio da comunidade local a fim de melhorar as suas instalações e poder proporcionar um tratamento mais digno aos jovens que anualmente prestam o serviço militar obrigatório sem perceber remuneração.

Só quem já passou por este lugar, prestando o serviço militar, ou que desejou estar aqui, mas não teve a oportunidade, é que sabe dar a devida importância ao Tiro de Guerra 06-025. Passei por esta unidade no ano de 1999, reforçando os valores aprendidos no seio da família e descobrindo a minha veia para a vida militar, que anos depois me estimulo a ingressar na Polícia Militar da Bahia. A comunidade, o poder público e a iniciativa privada tem mesmo de valorizar e dispensar o apoio necessário ao Tiro de Guerra, pois itamaraju é uma privilegiada diante de cidades maiores da região que gostariam de ter uma unidade do Exercito como essa, ajudando na formação de seus jovens.”, ressaltou o Tenente Sidney Oliveira, ao comentar as palavras do instrutor-chefe.

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

CEO do grupo francês Tereos critica acordo entre Mercosul e União Europeia

O CEO da Tereos, uma importante empresa francesa do setor sucroalcooleiro, Olivier Leducq, expressou...

Vice-presidente das Filipinas diz que contratou assassino para matar presidente caso seja assassinada

A vice-presidente das Filipinas, Sara Duterte, afirmou que mandaria matar o presidente Ferdinand Marcos...

Taxista morre após colisão com van em rodovia no extremo sul da Bahia

Um acidente envolvendo um táxi e uma van de transporte terminou com uma pessoa...

Custos de consumo de alimentos ultraprocessados e bebidas alcoólicas ao SUS ultrapassam 28 bilhões por ano

Pesquisas feitas pela Fiocruz, em parceria com as organizações não governamentais  ACT Promoção da...

Mais para você