InícioEditorialPolítica NacionalTarcísio de Freitas propõe extinção de órgãos e agências estaduais

Tarcísio de Freitas propõe extinção de órgãos e agências estaduais

Objetivo é aumentar arrecadação do Estado sem aumentar impostos; em dezembro, a Alesp aprovou corte de 20% nos cargos comissionados

Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

O objetivo das mudanças é aumentar a arrecadação para investimentos, sem a necessidade de aumentar impostos

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), anunciou durante um evento na Fiesp que vai propor a extinção de órgãos estaduais, agências e fundos públicos como continuidade da reforma administrativa no Estado. A primeira fase da reforma, que cortou 20% dos cargos comissionados e funções de confiança, já foi aprovada pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) em dezembro, o que representa a extinção de 5,4 mil cargos e redução de R$ 10 milhões mensais na folha de pagamento. O objetivo das mudanças é aumentar a arrecadação para investimentos, sem a necessidade de aumentar impostos. Para Tarcísio, é necessário questionar a existência desses órgãos e agências, já que muitos deles não produzem resultados significativos.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“Chega um determinado ponto que a gente tem q se perguntar o porquê desse órgão existir, o que essa agência produz. E quando a gente vai responder, essa agência não produz nada”, disse o chefe do Executivo paulista na quarta-feira, 31. Atualmente, o governo de São Paulo conta com 26.991 cargos comissionados e funções de confiança. Contudo, o governador não indicou quando os projetos serão enviados para aprovação dos deputados. Além da extinção de órgãos e agências, Tarcísio também pretende fazer uma revisão dos fundos públicos, que atualmente exigem que parte dos impostos arrecadados seja destinada a áreas específicas, como saúde, educação, segurança e habitação.

Publicado por Caroline Hardt

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Pomba ou rola? Chico Pinheiro detona Silas Malafaia. Entenda!

Chico Pinheiro virou assunto nesta quarta-feira (21/2), depois de fazer uma publicação bastante polêmica...

TV Globo toma atitude após atraso no pagamento de figurantes

Depois da coluna Fábia Oliveira noticiar que figurantes da TV Globo estavam reclamando da...

Sobe para 17 o número de mortes por dengue em São Paulo

A Secretaria da Saúde de São Paulo informou nesta terça-feira, 21, que o número de...

Mais para você