InícioEditorialPolítica NacionalTarcísio deve enviar projeto de privatização da Sabesp à Alesp em outubro

Tarcísio deve enviar projeto de privatização da Sabesp à Alesp em outubro

O governador de São Paulo terminou a rodada de reuniões com prefeitos de 375 municípios na quinta-feira

Divulgação Sabesp

Estação de tratamento de água da Sabesp

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), planeja enviar o projeto de privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) no mês que vem. O presidente da Casa, André do Prado (PL), já tinha sinalizado a intenção de submeter o projeto à aprovação dos deputados estaduais ainda neste ano, uma vez que, na visão dele, a corrida eleitoral de 2024 pode atrapalhar a tramitação. Para isso, o governador deve dar início a uma rodada de encontros com os parlamentares. Nesta quinta-feira, 21, Tarcísio terminou a extensa agenda de reuniões com os prefeitos das 375 cidades que têm a gestão de água e esgoto feita pela Sabesp. As conversas começaram há um mês, por volta do dia 20 de agosto, e aconteceram em blocos.

Os gestores municipais faziam pedidos e ouviam uma apresentação feita pelo governador e pela secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natalia Resende, sobre possíveis vantagens da venda da maior estatal paulista. Temas como a antecipação em quatro anos do prazo de universalização dos serviços (passando de 2033 para 2029) e uma diminuição nas tarifas foram amplamente citados, além da despoluição do rio Tietê.

Fontes ligadas à base do governador afirmam que é preciso aproveitar o primeiro ano de gestão para tentar passar projetos tidos como essenciais. A privatização da Sabesp é considerada a joia da coroa de Tarcísio – que, mesmo neste início de mandato, considerado período de “lua de mel” com os parlamentares, já vem enfrentando dificuldades de diálogo. A visão de pessoas próximas é de que, se algo não for feito, o trânsito entre os parlamentares e o governador tende a piorar.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula exalta campanha de solidariedade e envio de doações ao RS

Segundo presidente, quase 2.000 toneladas de donativos já foram encaminhadas ao Estado por órgãos...

Maya Massafera recebe elogios após posar com look transparente

Maya Massafera encantou os seguidores na manhã deste sábado (11/5), ao compartilhar fotos de...

CPF de Haddad foi usado irregularmente em plataforma de bet

Em dezembro do ano passado — quando o Congresso ainda analisava o projeto que...

Chuvas no Rio Grande do Sul vão parar? Meteorologista analisa

O Rio Grande do Sul está passando por um período particularmente desafiador em termos...

Mais para você