InícioEditorialCotidianoTecnologia no vaso sanitário economiza água e facilita limpeza

Tecnologia no vaso sanitário economiza água e facilita limpeza

No dia a dia, a tecnologia aparece em todos os setores, trazendo iniciativas que visam dar mais praticidade e inovação para a população. Não é à toa que as ideias tecnológicas já chegaram até mesmo nos vasos sanitários de banheiros dos imóveis e estabelecimentos comerciais, com a finalidade de economizar água e facilitar a limpeza. 

Bastante comuns em países orientais como o Japão, os chamados vasos sanitários inteligentes trazem uma série de funcionalidades que facilitam a vida do usuário. Entre as inovações dessa categoria, está um novo modelo desenvolvido em um estudo na Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, em Wuhan, na China. 

A criação da instituição foi publicada na revista Advanced Engineering Materials e trata-se de uma privada super escorregadia que impede que qualquer material fique grudado nela, evitando assim o desperdício de água. 

Vale lembrar que os vasos sanitários inteligentes necessitam dos mesmos cuidados que os ditos convencionais. O descarte de materiais indevidos na privada, por exemplo, também pode causar problemas de entupimento e demandar serviços de uma desentupidora de ralos e encanamentos do modo geral. 

Como é a nova tecnologia?

Segundo a publicação na revista internacional, a privada desenvolvida pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Hauzhong foi nomeada “ARSSFT – Abrasion-Resistant Super-Slippery Flush Toilet”, sanitário com descarga super escorregadia e resistente à abrasão, em tradução livre. 

Em seu desenvolvimento, foi usado um processo de impressão 3D, em que os pesquisadores combinaram grãos de areia plástica e hidrofóbica, injetando a mistura com um óleo à base de silício. A combinação utilizada na composição do material resultou em um objeto de superfície super escorregadia. 

Para testar a propriedade do novo vaso sanitário, os pesquisadores despejaram no recipiente água barrenta, mingau de arroz, leite, mel, gel misturado com amido e fezes sintéticas. Ao adicionar cada material, foi comprovado que a característica da superfície facilita a lavagem de qualquer resídio. 

Os itens testados pelos pesquisadores simulam o aspecto de materiais que normalmente são despejados nas privadas. Mas vale ressaltar que objetos como papel higiênico, fraldas, absorventes e cotonetes não devem ser descartados em nenhum tipo de vaso sanitário. 

O descarte indevido promove entupimento e vazamento nas tubulações. Quando isso acontece, desentupir vaso é a única solução antes que problemas mais graves atinjam o sistema hidráulico do imóvel. 

Vale lembrar que o serviço pode ser desempenhado por uma desentupidora de esgotos. Essas empresas trabalham com profissionais que utilizam os produtos corretos para resolver o problema e garantir o funcionamento do vaso sanitário, seja ele inteligente ou convencional. 

Ainda sobre a pesquisa, os cientistas descobriram que essa facilidade na limpeza do recipiente também promove a economia de água. De acordo com o estudo, globalmente, só as descargas dos vasos sanitários consomem mais de 141 bilhões de litros de água por dia. Os pesquisadores afirmam que, com a nova tecnologia, é possível evitar o desperdício de água na Terra e garantir que esse recurso natural dure por muito mais tempo. 

Apesar dos resultados satisfatórios, os cientistas ainda precisam resolver um problema de escala. Isso porque o modelo confeccionado em pesquisa tem um décimo do tamanho de uma privada comum, dessa forma, ninguém conseguiria usá-lo. 

Por esse motivo, antes do vaso sanitário chegar ao mercado e ser um item nos banheiros inteligentes, os pesquisadores precisarão avaliar a durabilidade e a validade dos materiais em testes reais. 

Outras tendências tecnológicas para os vasos sanitários 

Enquanto a tecnologia da universidade chinesa não fica pronta, a população pode usufruir de outras invenções de vasos sanitários. Atualmente, as marcas orientais são as que dominam o mercado e trazem diversas ferramentas eletrônicas que oferecem funcionalidades ao recipiente. 

Um modelo mais recente de uma marca japonesa TOTO, consegue também medir o nível de açúcar no sangue e pressão sanguínea. A tecnologia fornece uma análise da urina pela internet. 

Mas há também, outras empresas que atuam com a confecção de vasos inteligentes. As funcionalidades são diversas e, entre as mais recorrentes, estão a capacidade de esquentar o assento, lavar e secar as partes íntimas, controlar a descarga, mudar a pressão da água e perfumar o ambiente.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Comissão de Ética abre processo contra ex-ministros de Bolsonaro

Processo mira 5 ex-ministros e um secretário executivo que participaram da reunião em julho...

Em meio à crise com Israel, Blinken encontra Lula e se diz “animado”

O secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Antony Blinken, chegou às 9h para...

Você sabe o que é um chocolate sem lactose e como incorporá-lo na sua dieta?

Herói ou vilão: qual o papel do chocolate em uma dieta balanceada? A engenheira de...

Mais para você