InícioEditorialPolítica NacionalTikTok tenta reverter lei sancionada por Biden na Justiça

TikTok tenta reverter lei sancionada por Biden na Justiça

Ação busca impedir banimento do aplicativo sem venda da plataforma, alegando violação constitucional

A ação judicial cita a complexidade técnica e legal de separar o TikTok dos EUA do resto da plataforma global, que conta com 1 bilhão de usuários; na imagem, logo do app em um celular Pixabay/antonbe

PODER360 7.mai.2024 (terça-feira) – 23h44

atualizado: 8.mai.2024 (quarta-feira) – 1h32

O TikTok entrou com uma ação judicial em um tribunal federal dos Estados Unidos nesta 3ª feira (7.mai.2024) para reverter a lei sancionada pelo presidente Joe Biden que pode banir a plataforma do país. A ByteDance, dona chinesa da plataforma, argumenta que se o aplicativo for derrotado na Justiça, terá que encerrar as operações no país em 2025. As informações são da Reuters.

A legislação aprovada por Biden é parte de um pacote de ajuda externa de US$ 95 bilhões. No entanto, o TikTok alega que a lei tenta retratar o aplicativo como uma ameaça à segurança nacional como uma estratégia para contornar a 1ª Emenda da Constituição dos EUA, que assegura o direito à liberdade de expressão. 

A ação judicial cita a complexidade técnica e legal de separar o TikTok dos EUA do resto da plataforma global, que conta com 1 bilhão de usuários. O TikTok argumenta que as exigências da lei são inviáveis “comercialmente, tecnologicamente, legalmente”. 

Além disso, a empresa indica a impossibilidade de desvincular completamente o código de software do TikTok da ByteDance, mantendo uma “relação operacional” entre a nova entidade americana e a companhia chinesa.

A ByteDance tem um prazo de 9 meses para vender o TikTok, com a possibilidade de extensão por mais 3 meses caso uma venda esteja em processo. Porém, a empresa chinesa declarou que “não tem nenhum plano de vender o TikTok”. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Cidades gaúchas usam bombas de drenagem para escoar água de enchentes

Cidades do Estado do Rio Grande do Sul utilizam bombas de drenagem para escoar...

Eduardo Leite anuncia repasse de R$ 500 mil aos municípios

Em Lajeado, o governador diz que as prefeituras não precisarão apresentar um plano de...

Motorista de app usava carro para viagens até local de venda de drogas

Reprodução/PMDF 1 de 1 Imagem colorida de carro e dinheiro apreendido pela PMDF ...

Mais para você