InícioNotíciasPolíticaTragédia: sobe para 56 o número de mortos no RS; 350 mil...

Tragédia: sobe para 56 o número de mortos no RS; 350 mil estão sem luz

Chegou a 56 o número de mortos por causa das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul (RS) desde a última segunda-feira (29/5). De acordo com o boletim da Defesa Civil do estado divulgado na manhã deste sábado (4/5), há ainda 67 desaparecidos e 74 pessoas feridas. Outras 24.666 estão desalojadas.

Ainda segundo o boletim, há 350 mil pontos sem energia elétrica e 860.952 clientes sem abastecimento de água. As aulas estão suspensas em toda a rede estadual.

Os temporais afetam ao menos 281 municípios do RS. O Instituto Nacional de Meteorologia prevê forte risco de tempestades até as 12h deste sábado. Já no domingo (5/4), as chuvas devem dar uma trégua.

A catástrofe humanitária é agravada pelo transbordamento de rios e represas na região, como o Guaíba em Porto Alegre, que ultrapassou os 5 metros, superando a cheia histórica de 1941. Na manhã deste sábado (4/5), o nível do rio chegou a 5,2 metros.

Os temporais ainda provocaram o fechamento, parcial ou total, de 128 trechos em 68 rodovias gaúchas. Confira aqui a lista.

Ao todo, 603 escolas foram danificadas ou estão fechadas para servir de abrigo às pessoas atingidas pela tragédia. Outras não podem abrir as portas devido a problemas de acesso ou transporte. São quase 200 mil estudantes afetados em 215 municípios.

O volume das chuvas levou o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a suspender as operações por tempo indeterminado. O governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), classificou a tragédia como “pior desastre já registrado”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Jovem autista desaparecido no Entorno do DF é encontrado

Reprodução 1 de 1 lucas-autista-desaparecido -...

Fiocruz diz que cerca de 3.000 instalações de saúde no Rio Grande do Sul foram afetadas pelas enchentes

Um levantamento recente realizado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) trouxe à tona uma realidade...

Anatel aprova novo sistema de alertas de emergência

Aviso aparecerá sobreposto às telas abertas nos celulares; utilização ainda depende de treinamento com...

Antes de nascer, filho de Viih Tube bate 100 mil seguidores nas redes

Viih Tube e Eliezer revelaram, neste sábado (25/5), que a filha Lua ganhará um...

Mais para você