InícioNotíciasPolíticaTRE emite zerésima para integridade da eleição de conselheiro tutelar

TRE emite zerésima para integridade da eleição de conselheiro tutelar

Para assegurar a integridade da eleição para conselheiros tutelares, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, acompanhou a emissão da zerésima, na seção do Centro Interescolar de Línguas (CIL), na Asa Sul, às 7h deste domingo (1º/10).

Zerésima é o documento emitido em cada seção eleitoral, antes do início da votação. Esse relatório atesta que não existe voto registrado na urna eletrônica para nenhum dos candidatos da disputa. Ela é impressa logo após o procedimento de inicialização da urna.

O procedimento foi acompanhado pelo desembargador Diego Campos e pelo secretário de tecnologia do TRE-DF, a Andrey Bernardes. A eleição começa às 8h e termina às 17h.

TRE-emite-atestado-de-integridade-de-eleição-para-conselheiro-tutelar-no-DF-1

Emissão da zerésima garante a integridade do sistema eleitoral na eleição para conselheiros tutelares no DF Breno Esaki / Metrópoles

TRE-emite-atestado-de-integridade-de-eleição-para-conselheiro-tutelar-no-DF-2

Medida assegura que não existem votos computados nas urnas Breno Esaki / Metrópoles

TRE-emite-atestado-de-integridade-de-eleição-para-conselheiro-tutelar-no-DF-5

Segundo o presidente do TRE-DF, os conselheiros tutelares são profissionais importantes e responsáveis pela proteção das crianças e adolescentes Breno Esaki / Metrópoles

TRE-emite-atestado-de-integridade-de-eleição-para-conselheiro-tutelar-no-DF-4

O resultado das eleições será divulgado às 19h de domingo (1º/10) Breno Esaki / Metrópoles

“Vamos escolher agentes públicos que vão proteger os direitos das crianças e dos adolescentes. São personagens importantes na sociedade e necessários. Porque representam o socorro das crianças e adolescentes em situação de risco”, afirmou o presidente do TRE-DF.

A população vai escolher 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes. Segundo a Secretaria de Justiça do DF (Sejus-DF), 1.268 candidatos disputam as vagas. Para votar, o eleitor precisa apresentar documento oficial com foto ou o e-título.

Antes de sair de casa, o eleitor deve consultar o site do TRE-DF ou da Sejus para saber onde votar. A maioria não votará no no mesmo local em que votou na eleição passada. Os locais podem ser conferidos neste link. Todos os 146 pontos de votação, disponíveis nesta página, terão a lista dos candidatos e a respectiva numeração.

Segundo Belinati, nestas eleições, os eleitores só podem votar em candidatos da região onde moram. “Se meu título é da Asa Sul, não posso votar em candidato de Taguatinga, Gama, Sobradinho. Se votar em um candidato que não seja dessa região, vai ser nulo. Não valerá para ninguém. O eleitor deve pesquisar antes de sair de casa”, explicou.

Sem campanha, só voto Durante a eleição, a propaganda é proibida. “Não pode distribuir santinho, papel em colégio nenhum. A boca de urna é radicalmente proibida. Seremos rigoroso. E aquele que for pego fazendo boca de urna ou transporte ilegal  de eleitores, corre o risco de ter a candidatura impugnada. Para não correr o risco de ganhar e não assumir, é melhor respeitar a Lei, as normas vigentes para essas eleições”, alertou.

A segurança dos locais de votação é feita com apoio da equipe de vigilância das escolas e com plano de segurança, a partir de plano elaborado pela Sejus e Secretaria de Segurança Pública (SSP). Aproximadamente 5 mil servidores voluntários serão mesários. O TRE-DF disponibilizou 1.172 máquinas para votação e mais 118 para contingência.

Novos conselheiros A princípio, o resultado das eleições será divulgado às 19h, no Palácio do Buriti. Os nomes serão apresentados em cerimônia com previsão de participação do governador Ibaneis Rocha (MDB), da secretaria de Justiça, Marcela Passamani, do presidente do TRE-DF e outras autoridades.

Os novos conselheiros vão cumprir mandatos de quatro anos. Receberam remuneração mensal de R$ 6.510,00. Os profissionais investigam denúncias de desrespeito aos direitos das crianças e adolescentes. Caso necessário, solicitam medida protetiva para afastar abusadores, agressores ou afastar os pequenos de um ambiente nocivo.

“Esses profissionais, esses conselheiros tutelares são importantes para ajudar na proteção das crianças e dos adolescentes. Nós precisamos deles. Por isso, votem: escolham os bons profissionais, as boas pessoas que estão compromissadas a prestar esse relevante serviço à nossa sociedade”, concluiu o presidente do TRE-DF.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

NOTA DE FALECIMENTO – Luiz Ferreira Lima

Luiz Ferreira Lima Data de falecimento: 17/05/2024 Velório: na 1ª igreja Presbiteriana do Brasil (Rua Rui...

Mais para você