InícioEditorialTropas de elite no Rio de Janeiro terão câmeras corporais em suas...

Tropas de elite no Rio de Janeiro terão câmeras corporais em suas fardas

As tropas de elite da Polícia Militar e Civil do Rio de Janeiro, incluindo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), terão câmeras corporais instaladas em suas fardas, de acordo com um decreto publicado no Diário Oficial nesta terça-feira, 4. O governo do Estado afirmou que os equipamentos serão implementados até o final do ano. Essa medida foi tomada cerca de um mês após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negar um recurso do governo fluminense e confirmar a ordem para que o Estado estabelecesse imediatamente um cronograma de implementação das câmeras operacionais portáteis (COPs). O prazo para cumprir essa medida era de 30 dias. De acordo com o decreto, o uso das câmeras pelas forças especiais será detalhado em uma resolução conjunta, elaborada pelas secretarias de Estado de Polícia Civil e de PM. Essa resolução também deve regulamentar a gestão, o compartilhamento e os pedidos de acesso aos dados eletrônicos produzidos a partir do uso das câmeras.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Segundo o governo do Rio, as câmeras corporais portáteis já são utilizadas pelos policiais militares de todos os 39 batalhões de área e em algumas unidades especializadas, como o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe), o Comando de Policiamento Ambiental (CPAM) e o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur). A previsão é que todas as unidades estejam utilizando o equipamento até o final deste ano. Além disso, o governo informou que está em andamento uma licitação para adquirir 5,5 mil câmeras para instalação em viaturas policiais. O ministro Edson Fachin assinou o despacho no último dia 5, como parte das medidas ordenadas pelo Supremo para reduzir o número de mortes por intervenção policial no Rio. Ele negou o recurso do governo fluminense contra a decisão assinada por ele em dezembro, que determinava a implantação das câmeras corporais.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Alckmin diz que homeschooling é proposta “racista”

Presidente interino afirma que modelo foi implementado para isolar...

Leilão de trem SP-Campinas testa eficácia de “roadshow” de Tarcísio

São Paulo — Pouco mais de duas semanas após fazer um tour europeu para...

Transferências via DOC e TEC deixam de existir nesta quinta-feira

Um dos meios mais tradicionais de transferência bancária chega ao fim nesta quinta-feira, 29,...

Alckmin volta a dizer que Lula “salvou” a democracia

Presidente em exercício declarou que só é democrata quem...

Mais para você