O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou David Sacks como seu “czar de inteligência artificial e criptomoedas”. Sacks é empresário, investidor em empresas de tecnologia e sócio da Craft Ventures, fundo de capital de risco co-fundado por ele em 2017. Também é aliado de longa data de Elon Musk – outro “czar” de Trump – e co-apresentador do podcast All-In.
Assim como Musk, Sacks vai ser um “funcionário governamental especial”, segundo a Bloomberg. Isso significa: poder trabalhar até 130 dias por ano no cargo sem precisar se desfazer ou divulgar seus ativos.
‘Czar da IA’ vai comandar ‘áreas críticas para futuro da competitividade americana’, diz Trump
“Nesta função importante, David orientará a política da Administração em Inteligência Artificial e Criptomoedas, duas áreas críticas para o futuro da competitividade americana“, disse Trump numa postagem na sua rede social, a Truth Social.
David se concentrará em fazer da América a líder global clara em ambas as áreas. Ele protegerá a Liberdade de Expressão online e nos afastará do viés e censura das grandes empresas de tecnologia. Ele trabalhará em um framework legal para que a indústria de criptomoedas tenha a clareza que ela tem solicitado e possa prosperar nos EUA.
Donald Trump sobre David Sacks, seu ‘czar de IA e criptomoedas’, em postagem na Truth Social
Além disso, Trump informou que Sacks vai liderar o Conselho Presidencial de Assessores para Ciência e Tecnologia.
Leia mais:
- Zuckerberg participa de jantar com Trump em resort na Flórida
- Quais são as principais empresas de Inteligência Artificial do mundo
- O que está acontecendo com o preço do Bitcoin?
Para quem não sabe (ou não lembra): czar é um título histórico que, originalmente, designava o imperador ou monarca absoluto da Rússia. A palavra tem suas raízes no latim “Caesar”, título utilizado para os imperadores romanos (você pode se aprofundar clicando aqui).
Sacks trabalhou com Musk no PayPal
Em outra postagem na sua rede social, Trump destacou a trajetória de Sacks no PayPal, onde trabalhou com Musk.
O presidente também destacou que seu novo “czar” fundou a Yammer, onde trabalhou como CEO. Em 2012, a Microsoft comprou a empresa por US$ 1,2 bilhões (aproximadamente R$ 7,2 bilhões na cotação atual).
Sacks é um defensor vocal e de longa data de Musk, conforme apontado pelo The Verge. “Ele é investidor da SpaceX e desempenhou um papel chave na aquisição do Twitter por Musk.”
Vale destacar: Sacks é influente no Partido Republicano, falou na convenção nacional do partido em 2024 e estava com Trump em seu resort, em Mar-a-Lago, no dia da eleição. Entre os que congratularam Sacks pelo novo cargo, está o CEO da OpenAI, Sam Altman.
O post Trump nomeia ‘czar de IA e criptomoedas’ da Casa Branca apareceu primeiro em Olhar Digital.