InícioNotíciasPolíticaTrunfo eleitoral de Marta, periferia a rejeitou em sua última eleição

Trunfo eleitoral de Marta, periferia a rejeitou em sua última eleição

Citado como trunfo eleitoral de Marta Suplicy em sua adesão como vice na chapa de Guilherme Boulos à prefeitura de São Paulo, o voto da periferia paulistana não se mostrou tão fiel assim à ex-senadora em sua última empreitada nas urnas.

Na eleição de 2016, quando Marta foi candidata pelo MDB e o então tucano João Doria foi eleito em primeiro turno, o candidato do PSDB venceu em nada menos que 56 das 58 zonas eleitorais da capital paulista, o que inclui, evidentemente, os bairros mais pobres.

Doria varreu zonas eleitorais da periferia onde a ex-prefeita, enquanto candidata do PT, teve historicamente resultados favoráveis, como Guaianases, Cidade Tiradentes e São Mateus, na zona leste, e o Capão Redondo, na zona sul.

Os resultados foram decisivos para o tucano a ser o primeiro prefeito de São Paulo eleito sem necessidade de segundo turno. A candidata emedebista teve 587.220 dos votos (10,14%) e ficou em quarto lugar naquele pleito.

Se serve de consolo a Marta Suplicy em seu virtual retorno ao PT, foi ela a “vencedora” nas únicas duas zonas eleitorais em que João Doria foi derrotado: Parelheiros e Grajaú, ambos bairros periféricos do extremo sul da cidade. Então prefeito de São Paulo, Fernando Haddad não foi o mais votado em nenhuma zona eleitoral naquele ano.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Temos que aprender a lidar com a extrema-direita, diz Haddad

Em entrevista, ministro da Fazenda faz críticas a Bolsonaro (PL) e diz que ex-presidente...

Movimentos de big techs e cerco do TSE embaralham cenário das redes na eleição de 2024

Foto: Divulgação Da parte das empresas não há evidências de que elas devam...

“Me sinto liberto e feliz”, afirma Lucas Souza ao se assumir bissexual

Não é de hoje que Lucas Souza vem sendo cobrado por um posicionamento sobre...

Na próxima semana TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma na próxima terça-feira (30), o julgamento da ação...

Mais para você