InícioEditorialEsportesVaga na semi do Baiano garante o Bahia na Copa do Brasil...

Vaga na semi do Baiano garante o Bahia na Copa do Brasil de 2024

Classificado à semifinal do Campeonato Baiano, o Bahia também já está garantido na Copa do Brasil de 2024. A partir do próximo ano, as vagas baianas na competição nacional serão distribuídas via estadual. 

Ao todo a Bahia conta com três vagas para a Copa do Brasil. De acordo com o regulamento do Baianão, as três melhores equipes do torneio deste ano representarão o estado na competição do próximo ano. 

Com 21 pontos, o Esquadrão já tem garantido, pelo menos, a terceira melhor campanha do estadual. Mesmo se perder os dois jogos da semifinal contra o Itabuna e ficar fora da final, o Bahia não será alcançado por Jacuipense ou Juazeirense, que têm 17 e 16 pontos, respectivamente, e se enfrentam na outra semifinal. 

Até o ano passado, a CBF usava o ranking de clubes como um dos critérios para classificar as equipes para a Copa do Brasil. O Vitória, por exemplo, se garantiu no torneio deste ano via ranking. Com a mudança, o Leão, que caiu na primeira fase do Baianão, está praticamente fora da competição de 2024. A saída será conquistar a Série B ou Nordestão. 

Além do ganho esportivo e de ser, teoricamente, um caminho mais curto para a Libertadores, a Copa do Brasil representa um importante ganho financeiro. Esse ano o Esquadrão embolsou R$ 1,4 milhão apenas pela participação na primeira fase. Se passar pelo Jacuipense, nesta quarta-feira (1º), o Bahia receberá mais R$ 1,7 milhão. O tricolor tem a vantagem do empate. A partida será no estádio de Pituaçu. 

Nordestão
Além da Copa do Brasil, o Bahia está garantido na Copa do Nordeste de 2024. Como é o melhor clube baiano no ranking da CBF, o tricolor tem vaga assegurada na fase de grupos. 

Se o Esquadrão for o campeão estadual, o Vitória (2º melhor baiano no ranking) também entrará na fase de grupos, enquanto a 3ª melhor equipe no ranking disputará o pré-Nordestão. Caso Jacuipense, Juazeirense ou Itabuna fique com o título, o Leão disputará a fase seletiva.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mais de 1,5 mil policiais civis atuarão nos festejos juninos na Bahia

Para coibir os crimes praticados durante os festejos juninos e reforçar a segurança de...

Beijos forçados e toques nas partes íntimas, PM preso suspeito de estuprar adolescente em Itamaraju

Um policial militar foi preso suspeito de estuprar uma adolescente de 15 anos, quando...

Estudo identifica proteína que ajuda covid a fugir do sistema imune

Descoberta de novo mecanismo de evasão viral representa avanço na imunoterapia e perspectiva promissora...

Quem é Luciane, mãe de Matteus, também envolvida em polêmica de cotas

O ex-BBB Matteus Amaral virou assunto nesta sexta-feira (14/6) devido a fraude de cotas...

Mais para você