InícioEditorialEconomiaVale nega denúncias de agência americana sobre Brumadinho

Vale nega denúncias de agência americana sobre Brumadinho

A mineradora Vale negou as alegações dos Estados Unidos de que teria apresentado informações falsas e enganosas sobre a segurança da barragem de Brumadinho. Em nota, a empresa confirmou que a agência americana que regula o mercado de ações entrou com uma ação judicial em um tribunal de Nova Iorque.

A Vale diz que não violou a lei dos Estados Unidos e vai se defender neste caso. A mineradora brasileira reafirma o compromisso que assumiu logo após o rompimento da barragem para a remediação e a reparação dos danos causados pelo evento.

De acordo com a agência americana, a partir de 2016, a Vale manipulou várias auditorias de segurança de barragens; obteve certificados de estabilidade fraudulentos; e regularmente enganou governos locais, comunidades e investidores sobre a segurança de Brumadinho.

A denúncia alega também que, há anos, a mineradora sabia que a barragem não atendia aos padrões internacionais de segurança, mas os Relatórios de Sustentabilidade garantiram que 100% de suas estruturas foram certificadas como estáveis.

A agência americana busca medidas cautelares, restituição com juros e penalidades civis.

A queda da barragem de resíduos de Brumadinho ocorreu em 2019 e matou 270 pessoas. A tragédia causou perda de mais de 4 bilhões de dólares na capitalização da Vale.

Economia Agência dos EUA regula o mercado de ações Brasília Tragédia de Brumadinho: Vale é acusada nos EUA de enganar investidores STF decidirá sobre competência para julgar tragédia em Brumadinho 29/04/2022 – 12:00 Paula Castro/ Renata Batista Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional Vale Brumadinho sexta-feira, 29 Abril, 2022 – 12:00 79:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Comissão dos EUA diz que Moraes “censura” oposição ao governo Lula

Relatório de deputado pró-Trump diz que ministro do STF tenta “forçar” o X (ex-Twitter)...

Ato de Bolsonaro no Rio no dia 21 terá governadores e parlamentares: veja quem vai

Foto: Divulgação Jair e Michelle Bolsonaro 17 de abril de 2024 | 21:45 ...

Veja momento em que câmeras espiãs são encontradas em casa de deputada

Um vídeo mostra o momento em que as câmeras instaladas no apartamento alugado pela...

Campos Neto diz que mudança na meta afeta política monetária

“Quando tem problemas de credibilidade em algum dos lados, afeta o outro”, afirma em...

Mais para você