InícioEditorialPolítica NacionalVegetariano e ex-editor de revista trotskista: quem é Keir Starmer

Vegetariano e ex-editor de revista trotskista: quem é Keir Starmer

Novo primeiro-ministro do Reino Unido tem 61 anos, é casado, tem 2 filhos e será o 1º trabalhista a ocupar o cargo em 14 anos

Keir Starmer e sua mulher, Victoria, durante show da cantora Taylor Swift no Reino Unido Reprodução/X @Keir_Starmer – 21.jun.2024

PODER360 5.jul.2024 (sexta-feira) – 13h34

Keir Starmer (pronuncia-se “KÍ-r STÁR-mer”), de 61 anos, será o 1° integrante do Partido Trabalhista a ocupar o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido em 14 anos –o último havia sido Gordon Brown, de 2007 a 2010. Sua legenda venceu as eleições na 5ª feira (4.jul.2024) com 33,9% dos votos e o indicou para o posto. Ele substituirá o conservador Rishi Sunak, que estava na posição desde 2022.

Há poucos detalhes sobre a vida pessoal de Starmer. Sabe-se que é vegetariano e que sua família é seguidora, mas não praticante, da religião anglicana (da Igreja da Inglaterra). É casado desde 2007 com Victoria Alexander Starmer, 50 anos. O pai de Victoria é judeu. Emigrou da Polônia para a Inglaterra. A primeira-dama britânica formou-se em direito e sociologia, em Cardiff, no País de Gales. O casal tem 2 filhos, cujos nomes não são divulgados publicamente.

Em entrevista em dezembro de 2020 ao jornal The Times of Israel, Starmer falou sobre a religiosidade. Ele e Victoria educam os 2 filhos “para reconhecer a fé de parte da família”, sobretudo do pai da primeira-dama. Victoria converteu-se ao judaísmo. “Apenas desenvolver essa tradição, aquele pouco de fé na sexta-feira é extremamente importante, porque nos reunimos e fazemos orações”, disse o premiê britânico ao jornal israelense.

A família frequenta a sinagoga Liberal de Londres, que fica no bairro de St. John’s Wood. A família Starmer será a 1ª a ocupar o nº 10 em Downing Street (endereço do escritório e residência do primeiro-ministro) a seguir tradições judaicas no comando do país.

LARRY, O GATO A entrada de Starmer no lugar de Sunak não deve alterar uma constante em 10 Downing Street: o gato Larry, 16 anos. O felino foi adotado em fevereiro de 2011 por suas habilidades em caçar ratos. À época da adoção, David Cameron era o premiê.

Cameron deixou o posto em 2016. Larry ficou.

Starmer será o 6º primeiro-ministro na “gestão” de Larry:

David Cameron (2010-2016); Theresa May (2016-2019); Boris Johnson (2019-2022); Elizabeth Truss (2022); Rishi Sunak (2022-2024); Keir Starmer (2024-). Larry tem um perfil verificado no X (ex-Twitter), com 861 mil seguidores. Nesta 6ª feira (5.jul.2024), os responsáveis pelo conta fizeram uma piada com a mudança no comando do Reino Unido: “Rishi Sunak apresentou sua renúncia ao rei, mas Keir Starmer ainda não foi indicado para ser primeiro-ministro, então quem está no comando? Eu”.

CARREIRA E POLÍTICA O novo premiê representa como deputado os bairros londrinos de Holborn e Saint Pancras na Câmara dos Comuns. Advogado, sua carreira começou a ganhar destaque ao ser nomeado em 2008 “director of public prosecutions” da Inglaterra e País de Gales. O cargo é conhecido pela sigla DPP e faz parte do Ministério Público britânico. O DPP comanda a persecução penal e fica abaixo apenas do procurador-geral, tendo poderes para começar uma investigação. Starmer ficou no cargo até 2013. Em 2014 recebeu o título de cavaleiro comandante da Ordem de Bath (“knight commander of the Order of the Bath”), concedido pelo então príncipe Charles (que é agora o rei da Inglaterra).

Reservado e político tardio, Starmer foi eleito deputado pela 1ª vez aos 52 anos, em 2015. É chamado de esquerdista pelos adversários, mas é considerado mais moderado que Jeremy Corbyn, o líder trabalhista a quem sucedeu no comando do partido, em abril de 2020.

Na juventude, em 1986 e 1987, Starmer foi editor da revista Socialist Alternatives, uma publicação agora extinta e que era defensora das ideias de Leon Trotsky (1879-1940), um dos líderes da Revolução Russa de 1917.

Como cavaleiro da realeza britânica, o primeiro-ministro pode ser chamado de sir Keir Starmer, mas ele raramente usa o título ou é citado dessa forma. Starmer no passado se manifestou como antimonarquista. Agora, vai se encontrar uma vez por semana com o rei Charles 3º.

Na política mais contemporânea, Starmer foi contra a saída do Reino Unido da União Europeia, processo que ficou conhecido como Brexit (junção das palavras “Britain” e “exit”). Na disputa eleitoral deste ano de 2024, entretanto, disse que não pretende reverter a decisão que foi tomada num referendo em 2016 e efetivada em janeiro de 2020.

Advogado formado pela Universidade de Leeds em 1985, fez pós-graduação em direito civil em 1986 pelo St. Edmund Hall, da Universidade de Oxford. É 1 dos 4 filhos do ferramenteiro Rodney Starmer e da enfermeira Josephine. Cresceu na cidade de Oxted, em Surrey –ao sul de Londres. Seu nome seria uma homenagem a Keir Hardie (1856-1915), o 1º líder do Partido Trabalhista. A família do agora primeiro-ministro britânico era de classe média baixa e sempre apoiou os trabalhistas.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Tendências para as redes sociais

As tendências para as redes sociais apontam para um futuro dinâmico e inovador, moldado...

Como fazer SEO para o mercado de educação?

No mundo cada vez mais digital de hoje, onde a busca por conhecimento e...

Gestão de processos: conheça 8 vantagens

A gestão de processos é uma abordagem estratégica que visa otimizar as operações de...

Dicas para Implementar Práticas de ESG na Empresa

Implementar práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) em uma empresa não é apenas...

Mais para você