InícioEditorialPolítica NacionalVeja vídeo com diálogos que levou ao afastamento de Appio do comando...

Veja vídeo com diálogos que levou ao afastamento de Appio do comando da Lava Jato

Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) alegou que o juiz teria ligado para João Eduardo Malucelli, filho de um desembargador que compõe a corte, com afirmações em tom de ameaça

Divulgação/Justiça Federal

Eduardo Appio foi cautelarmente afastado da 13ª Vara Federal de Curitiba nesta segunda-feira, 22

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidiu afastar de maneira preventiva o juiz Eduardo Appio do comando da 13ª Vara Federal de Curitiba, que tem jurisdição sobre os processos da Operação Lava Jato. O magistrado é considerado suspeito de ter efetuado uma chamada telefônica anônima com uma suposta ameaça ao advogado João Malucelli, filho do desembargador Marcelo Malucelli. Marcelo foi quem reviu a decisão de Appio sobre a revogação da prisão do advogado Rodrigo Tacla Duran. A ligação registrada em Boletim de Ocorrência foi revelada em abril pela Jovem Pan. No trecho do áudio em questão que supostamente seria de Appio, o juiz se passa por Fernando Pinheiro Gonçalves e pergunta ao advogado: “Não tem aprontado nada?”. A juíza substituta da 13ª Vara Federal de Curitiba, Gabriela Hardt, assumiu os casos que estavam a cargo de Eduardo Appio na Lava Jato. Hardt foi substituta do ex-juiz Sergio Moro durante os processos da operação. Em 2019, a magistrada condenou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do sítio de Atibaia. O portal G1 falou com Appio após o afastamento e o juiz disse desconhecer a acusação de ameaça: “Não sei de nada”. Antes de ser afastado, Eduardo assumiu em entrevista que sua assinatura no sistema eletrônico da Justiça Eleitoral era ‘LUL22’. Segundo o juiz, a adesão da assinatura foi uma forma isolada de protesto contra uma prisão considerada ilegal. Além disso, o juiz aparece no site do Tribunal Superior Eleitoral como doador para campanha do presidente Lula no ano passado com a doação de R$13. Appio nega, mas também se nega a pedir retificação no sistema eletrônico da Justiça Eleitoral.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ministério dá aval para recriação da comissão de desaparecidos políticos

Justiça ratificou o parecer elaborado pela equipe do ex-ministro Flávio Dino; colegiado foi criado...

“Tive muito medo de ser isolada”, diz 1ª mulher a comandar o CBMDF

Um ano e três meses após assumir a chefia do Corpo de Bombeiros Militar...

PF prende suspeita de ajudar detentos de fuga de presídio de Mossoró

Mulher foi detida preventivamente no Ceará; Rogério Mendonça e Deibson Nascimento foram recapturados em...

Nunes diz avaliar ao menos 10 possíveis nomes a vice

Prefeito de São Paulo (MDB) afirmou que Milton Leite (União), presidente da Câmara, é...

Mais para você