InícioEditorialEconomiaVendas do comércio varejista cresce 0,9% em abril

Vendas do comércio varejista cresce 0,9% em abril

O volume de vendas do comércio varejista no país cresceu 0,9% em abril, na comparação com março. Foi a quarta alta seguida, mas a trajetória da taxa está no sentido decrescente. Em janeiro, o crescimento das vendas no setor foi de 2,4% e, três meses depois, ficou em apenas 0,9%. Nos primeiros quatro meses do ano, o setor acumulou aumento de 2,3%, e, nos últimos 12 meses, de 0,8%.

Já, em relação a abril de 2021, o crescimento foi de 4,5%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE.

O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, avalia que o crescimento do setor é consistente, porque está 4% acima do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020.

Entre as atividades acima desse patamar, Santos destaca Artigos farmacêuticos, Material de construção e Outros artigos de uso pessoal e doméstico.

Na comparação com março, metade das oito atividades tiveram avanço no volume de vendas. Móveis e eletrodomésticos, Tecidos, vestuário e calçados, Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e Outros artigos de uso pessoal e doméstico.

Na outra ponta, tiveram resultados negativos os grupos: Combustíveis e lubrificantes, Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, Livros, jornais, revistas e papelaria e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.

A pesquisa do IBGE mostra, ainda, que em relação a março, o volume de vendas do varejo foi positivo em 19 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amazonas, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Economia Rio de Janeiro 10/06/2022 – 11:13 Leila Santos – Marizete Cardoso Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional Comércio Varejista Vendas IBGE sexta-feira, 10 Junho, 2022 – 11:13 2:06

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mercado reage mal após Lula revisar meta de superavit

Economistas elevaram projeções do dólar e da Selic; moeda norte-americana chegou a R$ 5,28...

IBGE vende mapa com Brasil no centro do mundo. Saiba como comprá-lo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai começar a vender o mapa-múndi...

Mais para você