InícioEditorialPolítica NacionalVice-líder de Tarcísio na Alesp mira MST e apresenta pacote ‘antiterrorismo agrário’

Vice-líder de Tarcísio na Alesp mira MST e apresenta pacote ‘antiterrorismo agrário’

O Deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil) protocolou na última quinta-feira, 31, um pacote de iniciativas legislativas que visa suprimir a atuação de movimentos que utilizam a prática de ocupação ilegal de terras como reivindicação por reforma agrária. A iniciativa, apresentado na Alesp (Assembléia legislativa de São Paulo), contém cinco proposições, sendo quatro projetos de lei e uma proposta de emenda constitucional. Intitulado “Pacote Antiterrorismo Agrário”, a medida instaura criação de um cadastro único de invasores de terras, cujos nomes catalogados estariam proibidos de exercer cargos na Administração Pública, assim como restringe o acesso a programas sociais governamentais (PL 1273/2023), incluindo programas de regularização fundiária (PL 1319/2023). A medida prevê também o impedimento de aquisição pela Administração Pública direta e indireta de produtos agrícolas e pecuaristas provenientes de terras invadidas ou de movimentos de invasão de terra (PL 1320/2023).

Dentro do “Pacote Antiterrorismo Agrário” consta uma PEC que veda, tanto ao Estado quanto aos municípios, fazer qualquer tipo de homenagem à pessoas ou movimentos sociais que tenham cometido atos de invasão de terra, assim como a realização de feiras ou eventos nos quais se comercializem produtos provenientes dessa prática. O autor da iniciativa, Guto Zacarias, é membro do MBL  (Movimento Brasil Livre) e está em seu primeiro mandato. Como deputado, sua primeira medida foi a coleta de assinaturas para a criação da CPI do MST na Assembleia Legislativa do Estado.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Senado discute proposta que pode privatizar terrenos da União

PEC quer que áreas ocupadas do litoral possam ser compradas por particulares mediante pagamento,...

Governo Lula planeja show em Brasília para arrecadar dinheiro para RS

IGO ESTRELA/METRÓPOLES 1 de 1 Chuvas e inundações no Rio Grande do Sul -...

Congresso analisa vetos às “saidinhas” e ao calendário de emendas

Deputados e senadores têm sessão conjunta na 3ª feira (28.mai); governistas estão otimistas com...

Deslizamento de terra deixou 2 mil soterrados em Papua Nova Guiné

Depois que uma agência da ONU apontou 670 pessoas mortas em deslizamento de terra...

Mais para você