A vice-presidente das Filipinas, Sara Duterte, afirmou que mandaria matar o presidente Ferdinand Marcos Jr. caso ela fosse morta. A declaração foi feita no último sábado (23), durante uma coletiva de imprensa.
Segundo informações da AP, o Comando de Segurança Presidencial reforçou os protocolos de segurança. “Conversei com uma pessoa. Eu disse: se eu for morta, vá matar BBM [Marcos], Liza Araneta [a primeira dama] e Martin Romualdez [o Presidente da Câmara]. Não é brincadeira”, declarou ela, em entrevista.
Duterte e Marcos são representantes de duas dinastias políticas das Filipinas. O presidente é filho do ex-ditador Ferdinand Marcos e a vice é filha do ex-presidente Rodrigo Duterte, inesvitado pelo Tribunal Penal Internacional por supostos crimes contra a humanidade.
No país, presidente e vice são eleitos de formas separadas e, desde o início de seus mandados, em 2022, Sara e Marcos protagonizaram alguns embates. Conforme a Reuters, o escritório de comunicações presidenciais afirmou que qualquer ameaça à vida do presidente deve ser levada a sério.