InícioEditorialZanin diz que poderá se declarar impedido para julgar casos de Lula...

Zanin diz que poderá se declarar impedido para julgar casos de Lula no STF

O advogado Cristiano Zanin, sabatinado na manhã desta quarta-feira (21) no Senado como indicado a ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que poderá se declarar impedido de julgar casos nos quais atuou como advogado, como os processos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, afirmou que se guiará exclusivamente pela Constituição.

“Evidentemente, em todos os processos em que eu tenha atuado como advogado, não poderei, se aprovado for por esta Casa, julgar esses processos no STF. Isso é muito claro, e não há dúvida de que deverei seguir esse impedimento. Em relação a impedimentos ou suspeições futuras, seguirei com muito rigor. Evidentemente, terei que analisar o conteúdo do processo, saber qual é o tema em discussão, as partes envolvidas e aplicar exatamente o que diz a lei”, disse Zanin.

Zanin reconheceu a relação de proximidade com o presidente, a quem defendeu nos processos da Lava-Jato, mas destacou que o reconhecimento à sua carreira profissional deve-se principalmente porque se guia “exclusivamente pela Constituição e pelas leis sem qualquer tipo de subordinação a quem quer que seja”.

“Vou me guiar exclusivamente pela Constituição e pelas leis, sem qualquer tipo de subordinação a quem quer que seja (…) Um ministro do Supremo Tribunal Federal só pode estar subordinado à Constituição da República (…) Uma das marcas da minha atuação jurídica foi a busca da imparcialidade nos julgamentos em que participei (…) A imparcialidade é um elemento estruturante da própria Justiça (…) Observarei todos os impedimentos que estão previstos na legislação”, disse aos parlamentares.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Como Escolher o Óleo de Motor Adequado para o Seu Carro: Dicas e Recomendações

Quando se trata de manutenção do seu veículo, escolher o óleo de motor correto...

Política fiscal é um desastre e o marco é uma piada, diz Caiado

Governador de Goiás critica o novo marco fiscal e o governo por “querer ganhar...

Cármen Lúcia mantém decisão que condenou Deltan Dallagnol a indenizar Lula por PowerPoint

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados O ex-procurador e deputado federal cassado Deltan Dallagnol 22...

Cuckold: Brasília é uma das cidades que mais tem “cornos”; entenda

A maioria das pessoas não gostaria de ser corno — até mesmo os solteiros...

Mais para você