InícioEditorialZanin diz que poderá se declarar impedido para julgar casos de Lula...

Zanin diz que poderá se declarar impedido para julgar casos de Lula no STF

O advogado Cristiano Zanin, sabatinado na manhã desta quarta-feira (21) no Senado como indicado a ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que poderá se declarar impedido de julgar casos nos quais atuou como advogado, como os processos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, afirmou que se guiará exclusivamente pela Constituição.

“Evidentemente, em todos os processos em que eu tenha atuado como advogado, não poderei, se aprovado for por esta Casa, julgar esses processos no STF. Isso é muito claro, e não há dúvida de que deverei seguir esse impedimento. Em relação a impedimentos ou suspeições futuras, seguirei com muito rigor. Evidentemente, terei que analisar o conteúdo do processo, saber qual é o tema em discussão, as partes envolvidas e aplicar exatamente o que diz a lei”, disse Zanin.

Zanin reconheceu a relação de proximidade com o presidente, a quem defendeu nos processos da Lava-Jato, mas destacou que o reconhecimento à sua carreira profissional deve-se principalmente porque se guia “exclusivamente pela Constituição e pelas leis sem qualquer tipo de subordinação a quem quer que seja”.

“Vou me guiar exclusivamente pela Constituição e pelas leis, sem qualquer tipo de subordinação a quem quer que seja (…) Um ministro do Supremo Tribunal Federal só pode estar subordinado à Constituição da República (…) Uma das marcas da minha atuação jurídica foi a busca da imparcialidade nos julgamentos em que participei (…) A imparcialidade é um elemento estruturante da própria Justiça (…) Observarei todos os impedimentos que estão previstos na legislação”, disse aos parlamentares.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Me sinto liberto e feliz”, afirma Lucas Souza ao se assumir bissexual

Não é de hoje que Lucas Souza vem sendo cobrado por um posicionamento sobre...

Na próxima semana TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma na próxima terça-feira (30), o julgamento da ação...

Fluxo de passageiros para o exterior cresce 20,8% em março

Cerca de 2 milhões de viajantes foram para fora do país no 3º mês...

Mais para você